O Comitê Executivo e o Comitê Científico da Global Young Academy convidam os jovens cientistas a participar da 1ª Conferência Internacional Virtual da GYA, cujo tema é “Curar a Terra: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável num Mundo em Transformação”.

A Conferência seria realizada em Kolkata, na Índia, mas foi suspensa em função da pandema da covid-19. Com o apoio dos jovens cientistas da GYA e da Indian National Young Academy of Sciences (INYAS), o evento foi redesenhado como um fórum de discussão virtual e ocorrerá entre 25 de junho e 9 de julho de 2020.

Sabemos que a pandemia  está em foco em escala global, mas outros problemas, como as mudanças climáticas, a perda de biodiversidade, o esgotamento de águas subterrâneas, poluição e resistência a antibióticos, requerem esforços colaborativos entre setores, disciplinas e fronteiras para descobrir e implementar soluções.

Além dessas, outras questões globais refletem a desigualdade em diferentes partes do mundo: enquanto milhares de crianças ainda estão morrendo de fome, outras estão morrendo de câncer ou sofrendo de asma. Doenças relacionadas ao estilo de vida estão causando mais mortes a cada ano: a obesidade, por exemplo, é hoje uma ameaça à vida maior do que as guerras, ataques terroristas e acidentes de carro somados.

Enquanto a desigualdade global entre o PIB dos países está diminuindo, a distância econômica está aumentando em algumas sociedades. Questões como segurança alimentar, ampliação do acesso à energia, água limpa, higiene e saúde entre grande parte da população humana são urgentes.

Veja a agenda da Conferência aqui.

A GYA vai usar o aplicativo Whova como plataforma a Conferência. Inscreva-se aqui  e você receberá em breve um código de acesso à plataforma. Atenção: membros afiliados da ABC encaixam-se na categoria “similar bodies”. 

Todas as sessões serão online, mas nem todas ao vivo, para atingir pessoas de todas as partes do mundo, que nem sempre têm acesso garantido a uma boa rede de internet. Assim, algumas sessões vão ocorrer fora de sincronia, com painéis sendo gravados previamente e a discussão sendo estabelecida por meio de documentos e fóruns compartilhados, de modo que cada participante possa acessar e contribuir em seu próprio tempo.

Os membros e ex-membros da Global Young Academy estão entusiasmados para reunirem-se aos membros das Jovens Academias de todo o mundo, assim como outros profissionais e partes interessadas, para promover um diálogo interdisciplinar, intergeracional e baseado em evidências.