O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, participou de um webinário no Portal e-Cidadania do Senado Federal no dia 30/04, às 14h30. Com o tema “Desenvolvimento tecnológico e a rotina dos cidadãos”, Davidovich falou sobre a ciência brasileira no mundo.

O evento, organizado pelo Instituto Legislativo Brasileiro, foi aberto pela senadora Daniella Ribeiro, presidente da comissão de CT&I, Comunicação e Informática do Senado Federal, e pelo diretor executivo do Interlegis, Márcio Coimbra. O mediador foi Paulo Foina, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).

A ciência e a tecnologia foram os principais assuntos debatidos nos os cinco painéis do webinário apresentados, em ordem, por Roberto Stephanes Soboll, diretor superintendente do Instituto Eldorado; Tony Chieriquini, diretor do Centro Empresarial para Laboração de Tecnologias Avançadas da Fundação Certi; Humberto Ribeiro, empresário e professor visitante da Cornell University; e Júlio Semeghini, secretário executivo do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Por fim, Luiz Davidovich encerrou o ciclo com uma apresentação sobre os paradigmas da ciência brasileira no mundo.

Ao iniciar sua fala, Davidovich deu destaque ao momento de desequilíbrio causado pela pandemia do novo coronavírus. “Nesse ataque de um inimigo invisível [o vírus], às vezes, sinto que toda a sociedade é um único organismo sendo atacado de fora para dentro, mas um organismo que, de certa forma, provocou esse ataque ao devastar florestas, ao permitir que animais silvestres viessem a regiões urbanas”, disse o presidente da ABC. Ele citou um webinário da ABC recente: “Um membro da Academia, Pedro Vanconcelos, notável virologista da Amazônia, mostrou como o desmatamento pode forçar o aparecimento de novos vírus como esse”, completou.

Após essas considerações, Davidovich apresentou em seu painel diversas instituições brasileiras que produzem ciência e tecnologia avançadas, com protagonismo internacional, e desenvolvem cooperações técnicas com vários países. “A presença brasileira em instituições internacionais nos dá a possibilidade de formatar sugestões de políticas científicas para vários temas que são importantes para a sociedade”, afirmou.

O presidente da ABC apontou diversos estudos que mostram o alto impacto dos investimentos em CT&I na balança comercial dos países. “Ciência e tecnologia são das áreas com mais retorno. Mas quando olhamos para o Brasil, estamos em uma situação complicada”, declarou Davidovich. Ele destacou que o investimento nas diversas áreas de pesquisa científica é um meio de recuperação econômica e também de fortalecimento pós-pandemia. “Nós vamos sair combalidos dessa epidemia e a melhor maneira de recuperar a economia é apostar na ciência, na tecnologia e na inovação”, disse.

O Portal e-Cidadania surgiu em 2012, após a criação da Lei de Acesso à Informação e tem por objetivo estimular a participação dos cidadãos nas atividades ligadas ao Senado Federal. O webinário recebeu 68 comentários e perguntas enviados por cidadãos de diferentes lugares do país.

Confira o webinário na íntegra: