O presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e representantes de outras cinco instituições da sociedade civil se reuniram, por videoconferência, com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, em 20/4.

O objetivo era a entrega do documento “Pacto pela vida e pelo Brasil”, visando manifestar a importância da união da sociedade, da solidariedade e da conduta ética e transparente do Governo. Assinado por representantes de seis instituições da sociedade civil, o manifesto também valoriza orientações científicas dos organismos nacionais e internacionais de saúde no enfrentamento da pandemia causada pelo coronavírus, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS).

“Não vimos nada comparado no planeta, o enfrentamento da pandemia requer a união da sociedade”, disse Luiz Davidovich. Em contrapartida, o presidente da ABC denunciou a perseguição sofrida por pesquisadores de instituições e universidades públicas atuantes em Manaus, no Amazonas, após divulgarem um estudo que testa os efeitos da cloroquina em pacientes com covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus. “Atravessamos um tempo em que a ciência é negada, o ataque a pesquisadores enfraquece o combate à covid-19. A ciência se pauta pela busca da verdade, não pelo ódio”, afirmou Davidovich.

Durante a reunião, Dias Toffoli ressaltou o papel do STF em defesa do Estado Democrático de Direito. Para ele, não é possível buscar soluções para o momento de crise vivenciado pelo país sem o respeito à Constituição. “É um momento de unidade, de razão, de princípios, de solidariedade e de fraternidade. Nós temos o dever de manter o Estado Democrático de Direito e fazer cumprir esses objetivos da República Federativa do Brasil. Espero e tenho a certeza de estarmos à altura para fazer cumprir os objetivos da República e também manter a ordem democrática”, afirmou o ministro.

O presidente Luiz Davidovich também se manifestou, durante a reunião, sobre os atos organizados no domingo, em capitais brasileiras, contra as medidas de isolamento social defendidas por autoridades de saúde, em defesa de uma intervenção militar e em apoio ao presidente Jair Bolsonaro. “Não é possível que a liderança máxima da nação apoie um movimento que pede a ditadura militar, desafiando a ciência e a democracia. Cabe ao Poder Executivo zelar pela Constituição Federal. Até quando isso será permitido?”, questionou Davidovich.

Também participaram da reunião virtual o presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Ildeu Moreira; o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Walmor Oliveira de Azevedo; o vice-presidente nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Luiz Viana; e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos Dom Paulo Evaristo Arns, José Carlos Dias.

Confira o vídeo produzido pela TV Justiça com os principais assuntos apresentados durante a reunião com o presidente do STF:

 

Veja a repercussão:

JORNAL DA CIÊNCIA, 21/04
Presidente do STF apoia o “Pacto pela vida e pelo Brasil”