Aos 35 anos, a nova afiliada da Regional Sul da ABC para o período de 2019 a 2023 já é dona de um extenso currículo. Ela se destaca não só por sua pesquisa de excelência, mas também pelo seu ativismo e paixão pela ciência. Vencedora do Prêmio L’Oréal-ABC-Unesco Para Mulheres na Ciência 2015, Daiana Silva de Ávila é professora e pesquisadora na Universidade Federal do Pampa (Unipampa).

Nascida em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Daiana sempre gostou de estudar, e, com o incentivo dos pais, sempre foi bastante dedicada na escola. Suas matérias favoritas eram química, biologia e física – gostava de estudar os fenômenos. “Eu estudava numa escola pública de alta qualidade, então visitávamos laboratórios para fazer experiências. Me recordo até hoje de algumas atividades que fizemos”, compartilha a cientista.

No ensino médio, Daiana ingressou em uma escola técnica, no curso de química. Com tantas aulas práticas, acabou descobrindo que gostava muito da experimentação e de qualquer assunto ligado à química. Nessa mesma época, viu na TV matérias sobre a pesquisa científica de novas drogas, e acabou optando pela graduação em farmácia na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Mesmo apaixonada pelo tema, na universidade Daiana teve dúvidas sobre seguir a carreira de pesquisadora.  “A ciência parecia ainda distante, elitizada, e eu não tinha as habilidades necessárias para seguir”. Mas, quando na metade do curso, começou a trabalhar com o professor e Acadêmico João Batista Teixeira da Rocha, sua vida mudou completamente. “É difícil colocar em palavras, mas ele consegue mostrar para a gente que ciência é para todos, que fazer ciência é possível em qualquer lugar, basta querer e se dedicar. Ele me inspirou, fez eu me reencantar pela ciência e encontrar o meu caminho. É o meu pai científico”, declarou.

Com a graduação concluída em 2005, no ano seguinte Daiana ingressou no mestrado. Entre 2006 e 2009, Daiana finalizou tanto o mestrado quanto o doutorado em ciências biológicas (bioquímica toxicológica) na UFSM, ambos sob a orientação do Acadêmico Félix Antunes Soares. Durante o doutorado, realizou  um período sanduíche na Vanderbilt University, nos Estados Unidos, onde foi orientada pelo professor Michael Aschner e fez, de 2009 a 2011, um estágio de pós-doutorado.

“Cada um deles me transmitiu ensinamentos que sigo até hoje com meus orientandos e orientandas. Todos sempre me respeitaram muito como mulher, como pesquisadora e como colega”, afirma a nova afiliada da ABC.

Hoje, a cientista lidera o Grupo de Pesquisa em Bioquímica e Toxicologia em C. elegans da Unipampa. Como pesquisadora, atua principalmente na área da toxicologia ambiental e tem focado na avaliação do impacto ambiental de nanomateriais. Seu grupo tem utilizado o C. elegans – um verme não parasita – para avaliar a segurança de nanomateriais nos vermes e, posteriormente, transferir as descobertas para humanos e mamíferos em geral.

Para a pesquisadora, ter sido eleita para a ABC foi um reconhecimento de sua trajetória e de suas escolhas, inclusive a de permanecer atuando em uma região “afastada dos grandes centros e esquecida pelos governantes”, como é o Pampa gaúcho.

Primeira afiliada da ABC na Unipampa, ela participa do grupo “Cientistas do Pampa”, que desenvolve projetos voltaos para a educação básica e incentiva a discussão sobre as mulheres na ciência. Agora também dentro da Academia, o objetivo de Daiana Silva de Ávila é impulsionar esse tema para promover a equidade de gênero.