Leia a seguir o posicionamento da Coalizão Ciência e Sociedade a respeito da crise orçamentária no CNPq, publicado em 20 de agosto:

A Coalizão Ciência e Sociedade, composta por mais de 60 cientistas de diversas instituições de pesquisa e universidades em todo o Brasil, se une a outras vozes para manifestar seu apoio ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), perante o forte estrangulamento orçamentário e financeiro a que vem sendo submetido, com o risco iminente de suspender atividades a partir já do próximo mês.

O CNPq é um dos pilares do sistema científico nacional. Seus recursos sustentam atividades de pesquisa e formação de profissionais essenciais para a solução de problemas nacionais, e que também permitem ao Brasil participar, em condições de igualdade, de importantes iniciativas internacionais de ciência, tecnologia e inovação.

A precarização do CNPq compromete a boa formação de jovens pesquisadores e de estudantes universitários ao longo prazo. A formação de equipes e redes de pesquisa em que os jovens bolsistas são parte essencial leva anos, senão décadas. A interrupção abrupta do apoio tem efeitos destrutivos rápidos sobre o patrimônio científico do país, porém a recuperação, quando não impossível, será difícil e lenta.

Note-se que desde 2015 o CNPq e outras agências vêm sofrendo com a progressiva redução dos recursos orçamentários. O orçamento do CNPq para 2019, com os cortes, corresponde a 70% do que foi pago em 2018, que em valores deflacionados havia sido o mais baixo da série histórica desde 2004 (Portal da Transparência). O resultado é que hoje o CNPq está tentando operar com um orçamento que é menos da metade dos recursos de que dispunha há mais de 15 anos, quando o tamanho da ciência brasileira era bem menor.

A degradação do ambiente e do suporte à ciência e aos cientistas é particularmente grave num momento em que dados e métodos científicos vitais para o país são questionados sem fundamentação, por mero voluntarismo político.

Enquanto o Brasil se depara com inúmeras incertezas quanto ao seu futuro, é certo que um futuro de desenvolvimento social e econômico sólido para todos envolverá o fortalecimento e aproveitamento de nossa capacidade científica.

É urgente que gestores e representantes públicos e a sociedade civil considerem as graves consequências de ações irrefletidas e intervenham para assegurar, de forma sensata, a continuidade e recomposição das condições de funcionamento do CNPq.