Siomar Soares começou a trabalhar ainda na juventude: vendeu picolés e salgados, descarregou caminhões com o pai e ajudou a mãe a lavar roupas para fora. Com o dinheiro que ganhou, comprou seu primeiro videogame e alguns aparelhos eletrônicos. Fascinado por tecnologia desde cedo, hoje, o novo afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) trabalha realizando pesquisas na área de bioinformática.

Natural de Uberaba, Minas Gerais, Siomar nasceu em 12 de agosto de 1983. Durante a infância, gostava de brincar na rua, jogar futebol e andar de bicicleta. Já no ensino médio, ganhou seu primeiro computador e passou a ocupar seu tempo livre formatando sistemas operacionais, junto a outros amigos que também se interessavam por jogos e informática.

Na escola, tinha muita facilidade nas ciências exatas, mas também se interessava por biologia. O cientista conta que sua curiosidade pela área da saúde se deve a dois de seus tios: um médico e outro dentista. Ao escolher o curso de graduação, optou então por biomedicina na Universidade de Uberaba (UNIUBE).

Soares conta que seu interesse por genética vem desde a época do ensino médio. Em 2008, quando ainda estava terminando um curso de aperfeiçoamento em bioinformática na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), ingressou no mestrado em genética, pela mesma instituição. O acadêmico guarda boas memórias deste tempo: “eu realmente me apaixonei pela ciência quando comecei a escrever meu primeiro artigo e a dissertação de mestrado. Foi um momento único em que eu li vários trabalhos da minha área e comecei a perceber que meus resultados e o programa que eu tinha desenvolvido se encaixavam em um contexto muito maior e profundo”.

Entre 2009 e 2013, realizou o doutorado em genética na UFMG, com um ano de doutorado sanduíche na Universität Bielefeld, na Alemanha. Ainda em 2013, Soares ingressou no pós-doutorado em bioinformática também na UFMG, e, desde 2015, faz doutorado na mesma área e instituição. Antes de fazer o curso de aperfeiçoamento em bioinformática, o cientista afirmou que não sabia muito sobre o assunto e lembra o apoio recebido de seu orientador durante o mestrado: “Me lembro que eu consertava os computadores do laboratório e, por isso, o Prof. Vasco disse: ‘Você gosta de computadores. Eu vou te colocar na Bioinformática’. ”

O acadêmico mostrou gratidão ao lembrar de seus professores e orientadores, ele conta que tanto seu orientador, Vasco Azevedo, como seu co-orientador na Alemanha, Andreas Tauch, foram muito importantes para sua formação, e agradece a oportunidade de ter trabalho no Cluster of Industrial Biotechnology (CLIB), na Alemanha.

Atualmente, Siomar Soares é professor da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), secretário da regional Sudeste da Sociedade Brasileira de Genética e pesquisador da área de bioinformática. Sobre as aplicações de seu campo de pesquisa, o afiliado da ABC explica: “A bioinformática é uma área que utiliza programas de computador e conceitos da química, física, matemática e biologia para realizar análises de DNA, RNA e proteínas afim de elucidar processos biológicos realizados pelas células de um organismo. ”

Soares se mostra encantado pela velocidade com que tudo muda na ciência e com a possibilidade de contribuir para o avanço da mesma. Em sua área, especificamente, afirma gostar de analisar grandes quantidades de dados e encontrar correlações que antes não eram possíveis de serem encontradas.

Para o cientista, que já trabalhou no Laboratório Oficial Central do Ministério da Pesca e Aquicultura, o título recebido da Academia Brasileira de Ciências é mais do que um reconhecimento de seu trabalho, é também uma oportunidade de aprender com os demais membros e mais um incentivo para trabalhar pela ciência. O novo afiliado da ABC reforçou seu compromisso com a divulgação científica: “Pretendo atuar divulgando ainda mais a ciência tanto entre estudantes, quanto entre a população em geral, mostrando a importância de se investir na ciência e os benefícios advindos das pesquisas realizadas no país. ”

http://www.abc.org.br/membro/siomar-de-castro-soares/

http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4105253H8