Cursando duas graduações ao mesmo tempo, biologia e direito, a iniciação científica foi decisiva para Thiago Fernando Lopes Valle de Britto Rangel optar exclusivamente pela carreira de cientista. Hoje, aos 37 anos, Thiago foca seu trabalho de pesquisa nas áreas da ecologia e biologia evolutiva.

Da capital Goiânia, em Goiás, Thiago cresceu em um bairro com muito espaço e área verde para crianças brincarem. Na infância, seus passatempos combinavam com a biologia, sua matéria favorita na escola: gostava de subir nas árvores e colecionar insetos.

Quando foi prestar o vestibular, escolheu trilhar dois caminhos: o das ciências biológicas na Universidade Federal de Goiás (UFG), sua maior paixão, e o do direito na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), por influência familiar.

Confiante na carreira de cientista, logo começou a iniciação científica. Mas foi apenas quando ingressou no mestrado em ecologia e evolução na UFG, sob a orientação do Acadêmico José Alexandre Felizola Diniz Filho, que Thiago trancou a graduação em direito na PUC-GO.

Em seguida, foi para os Estados Unidos fazer o doutorado em ecologia e biologia evolutiva na University of Connecticut, orientado pelo professor Robert Knight Colwell. No mesmo ano de conclusão, em 2010, retornou para o Brasil e fez pós-doutorado na UFG.

Além de professor na UFG, Thiago Rangel atua em pesquisa, investigando as causas naturais que fazem com que alguns lugares do planeta tenham mais biodiversidade do que outros. “O conhecimento sobre esses processos naturais é de fundamental importância para planejamento de conservação da biodiversidade”,  explica.

Como cientista, Rangel tem a sensação de nunca estar trabalhando. Ter seguido sua paixão e trabalhar como pesquisador, na verdade, parece uma continuação de suas brincadeiras quando criança, que o levaram até aqui: novo membro afiliado da ABC.