Os professores Evaldo Ferreira Vilela, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), e Fábio Guedes Gomes, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), foram eleitos presidente e vice-presidente, respectivamente, do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap). A eleição foi realizada nesta sexta-feira, dia 15 de março, em Brasília (DF).

Eleitos por aclamação pelos presidentes das Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs) presentes na primeira edição de 2019 do Fórum do Confap, Evaldo Vilela e Fábio Guedes ficam à frente do Confap até março de 2021. Eles substitutem Maria Zaira Turchi (Fapeg) e Cláudio Furtado (Fapesq), que permaneceram na Presidência e Vice-Presidência da entidade desde março de 2017.

Também foram eleitos, durante o Fórum, os novos diretores regionais do Confap. Para a Diretoria Regional Norte, Mary de Fátima Guedes dos Santos, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá (Fapeap); para a Diretoria Regional Nordeste, Francisco Guedes Alcoforado Filho, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi); para a Diretoria Regional Sul, Odir Dellagostin, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grando do Sul (Fapergs); para a Diretoria Regional Sudeste, Jerson Lima, da Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj); e para a Diretoria Regional Centro-Oeste, Márcio de Araújo Pereira, da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect).

Discussões e agradecimentos

De acordo com o presidente eleito do Confap, Evaldo Vilela, a nova gestão será pautada pela continuidade das ações que já vinham sendo executadas nas últimas gestões e também no avanço de novas atividades. “Vamos dar continuidade e alcançar novos patamares, para o Confap e as Fundações, de confiança e importância, mostrando a relevância desses investimentos para a sociedade. Temos que promover ainda mais a articulação para melhorar o Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou.

O vice-presidente eleito do Confap, Fábio Guedes, acrescentou que pode trazer também uma boa experiência vinda da articulação das Fundações que compõem a regional Nordeste e que pode servir de exemplo para novas ações integradas entre as FAPs de todo o País. “Trabalhamos de forma muito articulada e nessa perspectiva podemos contribuir ainda mais”, avaliou.

A presidente Maria Zaira Turchi desejou sucesso à nova gestão e agradeceu aos presidentes e as Fundações pela confiança na gestão dos últimos dois anos. Ela agradeceu também à equipe do Confap, à Diretoria Regional e à Fapeg, da qual esteve na Presidência desde 2011, pelo apoio à realização das atividades do Conselho. O vice-presidente Claudio Furtado também agradeceu aos presentes e ressaltou o grande aprendizado proveniente da gestão do Conselho.

Após discussões internas da pauta do Fórum e de interesse das Fundações, também foram definidos os próximos encontros a partir da disposição das FAPs em sediar o Fórum. Para 2019, serão realizados Fóruns do Confap na Paraíba (junho), São Paulo (agosto) e Rio Grande do Sul (novembro).

Perfil dos novos presidentes

Evaldo Ferreira Vilela – Presidente do Confap
Formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa. É Mestre em Entomologia pela USP e PhD em Ecologia pela Universidade de Southampton, Inglaterra. Realizou pós-doutoramentos nas Universidades: da Califórnia-Berkeley (EUA), de Nuremberg-Erlangen (Alemanha) e Tsukuba, Japão. É Pesquisador 1A do CNPq, com mais de cem artigos científicos referenciados e 40 mestres e doutores orientados.

Foi Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil e da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foi membro da CTNBio/MCTI. Atua em Comitês de Assessoramento do CNPq, Capes e Finep e é membro do Fundo Setorial do Agronegócio – CTAgro/MCTI. Membro da SBPC, do Programa de Empreendedorismo Seed, do Governo de Minas e do Conselho Científico do Unesco-Hidroex Centro de Excelência em Águas.

Foi Diretor da Fundação Arthur Bernardes de Apoio a UFV (1994 a 1999) e Reitor da UFV (2000–2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Entomologia da UFV e é coordenador do projeto InovaDefesa, financiado pelo CNPq e MCTI, bem como do projeto InovaMinas, financiado pela Finep. Integra os programas DataViva, do Governo de Minas Gerais com o Media Lab MIT. Foi Secretário Adjunto de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Minas Gerais (2007 – 2014); Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – Fapemig (março a dezembro de 2014); e presidente da Fapemig desde 2014.

Fábio Guedes Gomes – Vice-Presidente do Confap
Possui graduação em Ciências Econômicas (1997) e mestrado em Economia Regional (1999), ambos pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), atualmente Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). É Doutor em Administração pelo Núcleo de Pós-Graduação em Administração (NPGA) da Universidade Federal da Bahia (2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. É professor da Graduação e do Mestrado em Economia da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Alagoas (Feac/Ufal) e tutor do PET-Economia.

Tem experiência nas áreas de Teoria e História Econômica, Relações Internacionais, Formação Econômica Brasileira, Economia Brasileira, Comércio Internacional, Economia Política Internacional, Administração Política, Administração e Políticas Públicas. É Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal) desde janeiro de 2015.

Sobre o Confap

O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) é uma organização sem fins lucrativos, que tem por objetivo promover uma melhor articulação dos interesses das agências estaduais de fomento à pesquisa científica, tecnológica e de inovação no Brasil. Criado em 28 de abril de 2006, congrega 26 Fundações de Amparo à Pesquisa (FAPs), e trabalha como parte ativa do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.