Doutor em química pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), o Acadêmico Oswaldo Luiz Alves foi agraciado com o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC), no dia 17 de dezembro. Em sua última reunião do ano, o Conselho Universitário da UFC concedeu a homenagem ao Acadêmico por sua projeção nacional e internacional e distinção na vida pública pela atuação em favor das Ciências.

Colaborador do Programa de Pós-Graduação em física da UFC há mais de 30 anos, Oswaldo Alves é também professor titular e decano do Departamento de Química Inorgânica da Unicamp, fundador e coordenador científico do Laboratório de Química do Estado Sólido da universidade.

Na pesquisa, opera principalmente nas áreas de compostos lamelares, nanocompósitos, quantum-dots, nanotubos inorgânicos, nanopartículas metálicas, vidros especiais para dispositivos fotônicos, desenvolvimento de nanoecomateriais e interação de nanoestruturas com biossistemas.

Atua a nível nacional e internacional integrando sociedades científicas, é membro da Sociedade Brasileira de Química, da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, da Academia Mundial de Ciências (Twas, na sigla em inglês) e da Royal Society of Chemistry, do Reino Unido. No setor produtivo, possui 31 patentes depositadas, 5 patentes concedidas e 1 licenciamento. Em 2018, foi laureado com a Ordem Nacional do Mérito Científico na classe Grã-Cruz.