Os participantes da reunião de 2018 do Programa de Águas da Ianas.

O Programa de Águas da Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês), realizou sua reunião anual na cidade do Panamá, nos dias 22 e 23 de outubro, como uma atividade satélite ao Segundo Fórum Aberto da Ciência da América Latina e Caribe (Cilac 2018). A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi representada nesta reunião pelo Acadêmico José Galizia Tundisi e pelo assessor técnico Marcos Cortesão.

Na primeira parte da reunião, os pontos focais do programa apresentaram relatórios reportando as atividades nacionais relacionadas ao tema água desenvolvidas por cada Academia no ano de 2018. No caso do Brasil, relatou-se a participação do Grupo de Recursos Hídricos da ABC nos seminários “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e os Desafios para a Gestão da Água e do Saneamento no Brasil” (Brasília) e “Compartilhando Águas: do Local Ao Global – Enfoques sobre Qualidade das Águas na América Latina e no Caribe, Gestão Integrada de Territórios Hídricos e os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável” (Ipatinga, Minas Gerais).

O Acadêmico José Galizia Tundisi durante a sessão “Águas urbanas: desafios e oportunidades para cidades sustentáveis. Uma interface onde a ciência e a política se encontram”.

Tundisi também destacou a sessão sobre “Desafios para a Gestão de Águas Urbanas nas Américas”, organizada no âmbito do 8º Fórum Mundial de Águas (Brasília) e o workshop “Sustainable Water Management in Mining and Post-Mining Landscapes” (Belo Horizonte, Minas Gerais), organizado em parceria com a Academia de Ciências da Alemanha – Leopoldina.

Na sequência, os representantes das academias discutiram aspectos relacionados à finalização da publicação “Qualidade de Água nas Américas”, que será editada com o apoio do Programa Hidrológico Internacional da UNESCO. Acordou-se que as Academias devem encaminhar suas contribuições até o final de novembro, para que o livro esteja pronto para ser lançado no Dia Mundial da Água, em março de 2019.

Outras atividades a serem desenvolvidas nos próximos anos também foram discutidas, dentre as quais destacam-se: a organização de cursos de capacitação para gestores em recursos hídricos, a serem implementados em diferentes países da América Latina; a realização de uma sessão temática sobre qualidade de água no 9º Fórum Mundial de Águas, que ocorrerá em 2021 no Senegal; a produção de uma publicação sobre “Água na Região do Caribe”; e o estabelecimento de grupos de trabalho sobre “Água & Mineração”, “Água & Saúde”, “Água & Energia”, “Águas Subterrâneas”, “Mudanças Climáticas & Gestão de Águas Urbanas” e “Reuso de Água”.

Já no dia 24 de outubro, o Programa de Águas de Ianas promoveu uma sessão sobre “Gestão de Águas Urbanas”, no âmbito do Fórum Cilac 2018. Esta sessão foi coordenada por Tundisi, também contando com a participação dos pontos focais da Bolívia, Colômbia, EUA, Granada, México, Nicarágua e Panamá.