Nos dias 24 e 25 de julho, ocorreu, em Rosário, Argentina, a reunião do Science 20 – S20, grupo constituído pelas Academias de Ciências dos países que formam o G20. Na ocasião, tratou-se das questões do solo aplicadas à análise da segurança alimentar e nutricional e foram discutidas formas de viabilizar uma produção sustentável de alimentos – principalmente alimentos mais saudáveis – para um mundo que está em constante crescimento populacional. Dentre líderes de pesquisa na área de ciências agrárias dos países membros do G20, representantes dos Ministérios da Agricultura de diferentes nações e o público em geral, participaram do evento mais de 400 pessoas. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) foi representada pelo Acadêmico Evaldo Vilela.

Juntamente com as questões do solo, falou-se dos recursos hídricos e da energia, fatores que estão conectados entre si e que são recursos essenciais à segurança alimentar. A pressão humana sobre estes recursos foi mencionada como uma das grandes ameaças à questão, pois tem gerado, dentre outros problemas, o aumento da erosão, a perda de carbono orgânico, perda de biodiversidade, desequilíbrios nutricionais e contaminação dos solos. A fim de mitigar esses danos, três objetivos principais foram definidos: i) a boa governança do solo, com prioridade para limitar a expansão urbana e elaborar estratégias adaptativas de manejo do solo para as mudanças climáticas; ii) reconhecimento do solo por meio do mapeamento digital de alta resolução, em 3D, para entender melhor suas propriedades e relevância; iii) expansão dos programas internacionais de cooperação científica no manejo sustentável do solo.

Como base para as discussões, foram utilizados estudos elaborados pelas Academias de Ciências das Américas, bem como outros conduzidos na Europa, Ásia, África e no Pacífico. A ABC tem sido um órgão bastante ativo nessa temática, tendo promovido, em 04 de maio de 2018 e juntamente com outras instituições, o lançamento nacional do livro “Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences”.

Ao fim do evento, foi aprovado um documento global, elaborado antes do encontro, que teve como base os resultados de pesquisas científicas sobre o tema. Com a finalidade de garantir bem-estar e melhores condições de saúde às pessoas, o documento orienta os governos na formulação de políticas públicas para garantir o combate à fome e à má nutrição. O documento foi assinado por representantes das Academias de todos os países membros e você pode conferi-lo aqui.

Também foi assinado um documento com cinco recomendações prioritárias, sendo quatro sobre pesquisa e uma sobre a necessidade do suporte financeiro aos Programas de Doutorado e Pós-Doutorado. “É importante apoiar os Programas de Doutorado e de ‘Pós-Doc’ porque eles aprimoram profissionais e cientistas de todo o mundo, principalmente dos países menos desenvolvidos”, disse Vilela.

 

Challenges and Opportunities for Food and Nutrition Security in the Americas: The View from the Academies of Sciences

Resultado de uma colaboração entre a Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas, na sigla em inglês) e as Academias de Ciências das Américas, o livro trata da segurança alimentar e nutricional no continente americano. Além de trazer análises direcionadas por país, a publicação também apresenta propostas para lidar e superar os desafios que envolvem a questão.

A participação da ABC no projeto consistiu na elaboração do capítulo brasileiro, que foi coordenado pelos Acadêmicos Evaldo Vilela (UFV/Fapemig) e Elibio Rech (Embrapa) e contou com o envolvimento de outros 12 cientistas que atuam na área. O livro foi lançado nacionalmente em maio deste ano e pode ser acessado gratuitamente em suas versões eletrônicas em inglês e espanhol.

Após a publicação da obra de cada região, a IAP produzirá um relatório global sobre a Segurança Alimentar e Nutricional. A iniciativa visa dar ao mundo uma visão acurada e holística sobre a Segurança Alimentar e Nutricional, baseada na ciência, objetivando a proteção da humanidade. Confira o Sumário Executivo preparado na Reunião do S20.