Alain Bourdon, Dominique Chevé, Jacob Cohen, Luiz Davidovich, Jean François Bach e Álvaro Prata

Entre os dias 5 a 8 de junho, cientistas da França, Brasil e outros países amazônicos reuniram-se em Manaus para discutir diferentes questões relativas ao tema biodiversidade, na Universidade Federal do Amazonas.

A mesa da cerimônia de abertura do evento “Simpósio Brasil-França sobre Biodiversidade” contou com a presença do presidente da ABC, Luiz Davidovich; do secretário perpétuo honorário da Academia francesa, Jean François Bach; do cônsul honorário da França em Manaus, Dominique Chevé; do secretário do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), o Acadêmico Álvaro Prata; do vice-reitor da UFAM, Jacob Cohen; de Alain Bourdon, conselheiro de Cooperação e Ações Culturais da Embaixada da França; dos coordenadores do evento, os Acadêmicos Adalberto Val  e Vivaldo Moura Neto.

Bourdon elogiou a proveitosa parceria entre as Academias do Brasil e da França no desenvolvimento da capacidade científica preparada para lidar com os desafios do desenvolvimento sustentável da região amazônica. “É muito interessante também essa aproximação da Universidade Federal do Amazonas com a Academia de Ciências da França”, observou, agradecendo a iniciativa da ABC neste sentido.

Por sua vez, Davidovich agradeceu o entusiasmo da Academia francesa na coorganização do simpósio. Destacou a publicação da ABC “Amazônia: desafio brasileiro do século 21”, que valoriza o desenvolvimento da Amazônia baseado em ciência, através da conservação da floresta em pé e da exploração sustentável dos bioprodutos, a maior riqueza do Brasil, em sua opinião. “Esta é a base para a biotecnologia e para a bioeconomia, uma opção estratégica para o nosso país, que detém 20% da biodiversidade do planeta”, ressaltou.

Finalmente, agradeceu à Embaixada da França, ao MCTIC e à UFAM pelo apoio, assim como aos coordenadores do evento, Adalberto Val e Vivaldo Moura Neto, e à equipe da ABC.

Saiba mais sobre as sessões do evento:

Sessão 1: Biodiversidade e as ciências básicas
Sessão 2: Biodiversidade, farmacologia e produtos naturais
Sessão 3: A biologia evolutiva e as implicações para a biodiversidade
Sessão 4: Impactos do uso da terra, mudanças climáticas e globalização na biodiversidade
Sessão 5: Biotecnologia baseada em biodiversidade
Sessão 6: Biodiversidade e saúde no ambiente urbano
Sessão 7: Impactos da biodiversidade na saúde humana
Sessão 8: Cooperação científica em biodiversidade

Palestras especiais:

5/6 – Gilles Boeuf: ecólogo francês apela para consciência humana planetária

6/6 – Eric Karsenti: a expedição Tara Oceans

7/6 – Adalberto Val: a biodiversidade escondida nas águas amazônicas