cotta.jpgO Acadêmico Renato Cotta receberá o título de Doutor Honoris causa pela Universidade de Reims Champagne-Ardenne (URCA). A confirmação foi dada pelo ministro de Educação da França, Jean-Michel Blanquer, nesta semana. A cerimônia de titulação acontecerá no dia 25 de outubro, na Universidade de Reims. A nomeação é um reconhecimento às inúmeras contribuições de Cotta à ciência e aos estudos de relevância que conduziu e vem conduzindo ao longo de sua carreira.

A relação de Cotta com a URCA é antiga. Ele foi professor visitante da universidade por três vezes, em 2004, 2006 e 2008. Dessa colaboração foram publicados cerca de 25 trabalhos com os pesquisadores e professores do Laboratório de Termomecânica, Grupo de Pesquisa em Ciências da Engenharia (GRESPI, na sigla em frânces), incluindo um livro de título “Microscale and Nanoscale Convective Heat Transfer: Concepts, Analysis, and Applications”, publicado pela CRC Press em 2016. Além disso, o engenheiro é membro honorário da Sociedade Francesa de Térmica.

Cotta é graduado em engenharia mecânica com ênfase nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em engenharia mecânica e aeroespacial pela Universidade da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Atualmente, ele é professor titular do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE-UFRJ) e da Escola Politécnica. A pesquisa de Cotta é voltada para estudos em transferência de calor e massa, principalmente nos temas de métodos híbridos e transformação integral, fenômenos de transporte na micro e nano-escalas e intensificação de transferência de calor.