artur-ziviani.jpg O simpósio “Impacto da Inteligência Artificial e Robótica no Futuro do Emprego e Trabalho“, realizado na ABC em outubro de 2017, teve seu relatório científco elaborado pelo ex membro afiliado da ABC (2013-2017), Artur Ziviani, e entregue recentemente.

Diferente de uma matéria ou de um texto de divulgação, o relatório científico é direcionado aos pares, outros cientistas da mesma área ou afins.

Essa atribuição já foi dada a membros afiliados da ABC em outros eventos e a estratégia foi considerada muito bem sucedida. .

Sobre o relator

Artur Ziviani é tecnologista sênior do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC) do MCTIC, onde ingressou em 2004.

Graduou-se em engenharia eletrônica pela Escola Politécnica da UFRJ em 1998. Obteve o título de mestre em Engenharia Elétrica (com ênfase em Teleinformática) pela COPPE/UFRJ em 1999 e o título de doutor em Systèmes Informatiques pela Université Paris VI, Sorbonne Universités, França, em dezembro de 2003. Durante o ano letivo 2003-2004 lecionou na Université Paris VI. Foi pesquisador visitante do INRIA, França, por 5 meses entre 2008 e 2009.

É bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq (nível PQ-1D) e atua como membro do Ecomitê editorial dos periódicos internacionais “IEEE Communications Surveys & Tutorials”; “Computer Networks” (Elsevier) e “International Journal of E-Health and Medical Communications (IJEHMC).

Seus interesses atuais de pesquisa incluem caracterização, modelagem e análise de redes computacionais, bem como ciência de redes e suas aplicações em contextos multidisciplinares.

Foi membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC) no período 2013 a 2017. É sócio da SBC, membro Sênior da ACM e IEEE.