banner-iupap_edit.gif
Dos dias 8 a 13 de outubro, a Universidade de São Paulo (USP) vai seriar o encontro mundial da International Union for Pure and Applied Physics (IUPAP). Paralelamente ao evento, será realizado um workshop especial sobre os novos desafios da física pura e aplicada, que contará com a participação de ganhadores do Prêmio Nobel. O encontro está sendo coordenado pelo Acadêmico Vanderlei Salvador Bagnato, professor do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo (IFSC-USP).
Esta é a primeira vez que uma reunião desta importância vem para a América do Sul. Segundo os organizadores, o encontro trianual da IUPAP deverá reunir mais de 200 participantes de 120 países. Nos dias 8 e 9 as atividades serão fechadas aos delegados da IUPAP. Já nos dias 11, 12 e 13 a programação será aberta ao público.
Em paralelo, nos dias 10 a 13 será realizado o workshop especial, onde serão discutidos os novos desafios sobre avanços científicos, além da interface entre os avanços da ciência básica e as diversas aplicações no presente e no futuro. A aula pública também vai debater a mudança do Sistema Internacional de Unidades (SI), onde a unidade de medida de massa quilograma passará a ser definida com base em constantes fundamentais. Entre os nomes internacionais, confirmaram presença no workshop os pesquisadores W. Phillips (Nobel de 1997), D. Wineland (Nobel de 2012), Robin Kaiser (FRA) e Mark Raizen (EUA).
A reunião do IUPAP acontecerá na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin. Já a aula pública será no auditório do Centro de Difusão Internacional (CDI). Mais informações em http://www.ifsc.usp.br/iupap2017/ ou pelo e-mail eventosoptica@ifsc.usp.br.
Sobre a IUPAP
A IUPAP nasceu em 1922 com o objetivo de congregar todos os países associados, no sentido de estimular e promover a interação entre eles. O foco é o avanço da física básica e aplicada através da organização de comissões que discutem as necessidades de cada área, bem como a organização de eventos especiais.
De um modo especial, a IUPAP tem tido uma participação significativa na promoção de acordos que asseguram o uso de símbolos e unidades, criando uma nomenclatura padrão para todos. Atualmente, temas relevantes em discussão envolvem a determinação precisa da constante universal da gravitação e a necessidade de melhor disseminar padrões de medida como forma de estimular o avanço industrial das diversas regiões geográficas do planeta.
A instância decisória máxima da IUPAP é a Assembleia Geral, que ocorre a cada três anos. Durante este encontro, as 19 comissões especializadas apresentaram os avanços na área. Esta será a 29ª Assembleia Geral, que já foi realizada em inúmeros países, tendo sido a última em Singapura, em 2014.
O Brasil possui hoje dois presidentes de comissões. A comissão C2 (Símbolos, unidades, nomenclatura e constantes fundamentais) tem como presidente o Acadêmico Vanderlei Salvador Bagnato. A comissão C12 (Física Nuclear) tem como presidente a professora Alinka Lepine.