zanotto_edit.jpgMembro titular da ABC, Edgar Dutra Zanotto foi o entrevistado do programa Paideia, do canal de divulgação científica do Centro de Pesquisa, Tecnologia e Educação em Materiais Vítreos da Universidade Federal de São Carlos (Certev/UFScar). O programa foi exibido no dia 22 de maio.
Na entrevista, Zanotto, que é professor do Departamento de Engenharia de Materiais da UFSCar e diretor do Certev, falou sobre as diversas aplicações dos vidros orgânicos, polímeros e metálicos, bem como seus usos e pesquisas. Ele também comentou sobre os avanços dos estudos desenvolvidos dentro do centro de pesquisa.
Como presidente do conselho científico do Instituto Serrapilheira, o pesquisador falou sobre as perspectivas que se abrem na produção científica brasileira por meio da agência privada de fomento à ciência. Segundo Zanotto, o instituto, entre outras iniciativas, vai procurar dar ênfase a projetos inovadores e à liberdade do pesquisador, dando condições para que os recursos sejam utilizados da maneira que o cientista considerar melhor. De acordo com Zanotto, os pesquisadores também contarão com uma consultoria especial na fase de prestação de contas ao instituto. Os editais da agência de fomento estão previstos para serem lançados no segundo semestre de 2017.
Confira aqui a entrevista completa de Edgar Zanotto: