Conheça os palestrantes da Reunião Magna da ABC 2017, que foi realizada no Museu do Amanhã, de 8 a 10 de maio.

DIA 8 DE MAIO | 09:00H

SESSÃO: “FRONTEIRAS DO BRASIL: AMAZÔNIA, MAR E ATIVIDADES ESPACIAIS”

Helena Bonciani Nader (Mediadora)
Doutora em biologia molecular pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp, 1974), professora titular da Unifesp desde 1989, desenvolve pesquisa na área de glicobiologia, em que estuda a relação entre estrutura e função de carboidratos complexos, como heparina e heparam sulfato. Além de Acadêmica da ABC e da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS), é presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Adalberto Luis Val
Acadêmico da ABC, o pesquisador dedica-se aos estudos sobre a Amazônia, bioindicadores para a qualidade ambiental, peixes e seus ambientes, uso sustentável de recursos naturais e ecotoxicologia. É pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e coordenador do projeto Adapta (Adaptações da Biota Aquática da Amazônia) e do Laboratório de Ecofisiologia e Evolução Molecular (Leem).

Andre João Rypl

Diplomata de carreira, é chefe da Assessoria de Cooperação Internacional da Agência Espacial Brasileira (AEB) e líder da delegação brasileira no Grupo de Trabalho sobre a sustentabilidade a Longo Prazo das Atividades Espaciais do Comitê das Nações Unidas para o Uso Pacífico do Espaço Exterior. Atua também nos debates sobre a criação de um Código de Conduta Internacional para Atividades no Espaço.

Jose Henrique Muelbert
Doutor em Oceanografia pela Universidade de Dalhousie (Canadá), o brasileiro é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande (UFRG) e coordenador do Instituto Nacional de Tecnologia Mar Centro de Oceanografia Integrado (INCT- Mar COI). Como pesquisador dedica-se a temas como processos físico-biológicos, modelagem de transporte de larvas de peixes e variabilidade climática.

Segen Farid Estefen
Professor titular de Estruturas Oceânicas e Tecnologia Submarina do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), o engenheiro brasileiro é especialista nas áreas de estruturas de navios e plataformas oceânicas, tecnologias de águas profundas e energia dos oceanos. É membro da Sociedade para Tecnologia Subaquática, do Reino Unido.

DIA 8 DE MAIO | 11:30H

CONFERÊNCIA MAGNA – “Humans, Machines and Work”

Virgilio Almeida (Mediador)
É doutor em ciência da computação pela Universidade de Vanderbilt, nos Estados Unidos. É Acadêmico da ABC, professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui grau de Comendador e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Atua na área de sistemas da computação, principalmente com internet e sistemas distribuídos em larga escala e suas propriedades.

MOSHE VARDI
Israelense, professor de engenharia computacional da Rice University, em Houston, no Texas, e diretor do Ken Kennedy Institute for Information Technology. Vardi é referência no debate sobre inteligência robótica e engenharia computacional e produziu inúmeros artigos e pesquisas sobre a polêmica questão “Os robôs podem tomar o lugar de humanos um dia?”

DIA 8 DE MAIO | 14:00H

SESSÃO: “CÉREBRO, ENVELHECIMENTO E CAPACIDADE COGNITIVA”

Patricia Bozza (Mediadora)
Doutora em Ciências, com ênfase em farmacologia, pelo Programa de Biologia Celular e Molecular do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), a médica brasileira é pesquisadora titular do IOC/Fiocruz e membro da ABC. Ela desenvolve estudos que procuram descobrir como o corpo responde às infecções, especialmente entre pessoas obesas ou com câncer.

Fabrice Chrétien
O médico neuropatologista francês é professor de histologia na Universidade Paris Descartes e, desde 2010, está à frente da unidade de histopatologia do Instituto Pasteur. Lá, ele lidera pesquisas que procuram compreender o comportamento da função cerebral em situações de infecção e o processo de reparação dos tecidos musculares a partir de células-tronco.

Jorge Neval Moll Neto
Especializado em neurociência cognitiva, o Acadêmico pesquisa as áreas de comportamento e cognição moral, neurociência e psicologia social e emoções morais e comportamento antissocial. É fundador e coordenador da Unidade de Neurociência Cognitiva e Comportamental mantida pela Rede LABS-DOr e cofundador/presidente do Instituto DOr de Pesquisa e Ensino (Idor), no Rio de Janeiro.

Sérgio Teixeira Ferreira
Acadêmico da ABC, o químico especializado em biofísica é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Tem experiência nas áreas de bioquímica, biofísica e neurobiologia. Atualmente, tem se dedicado aos estudos de doenças neurodegenerativas, em particular o Alzheimer.

DIA 8 DE MAIO | 16:20H

CONFERÊNCIA MAGNA – “The HIV Vaccine Problem”

Mauro Teixeira (Mediador)
Médico brasileiro especializado em Imunofarmacologia, ele é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice-presidente Regional da ABC MG/CO, também integra a Comissão Científica da Anvisa (CCVISA). Como pesquisador, atua na área de inflamação, com foco nos mecanismos moleculares de resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes.

Michel Nussenzweig
Brasileiro radicado nos EUA, o Acadêmico é líder do laboratório de Imunologia Molecular da Universidade de Rockefeller, nos EUA, e ganhador do Prêmio Robert Koch de 2016. Formado em medicina mas atuando na pesquisa, estuda mecanismos de defesa do organismo, com amplo conhecimento em células dendríticas e em clonagem de anticorpos contra o HIV.

 

……………………………………………………………………………………

DIA 9 DE MAIO | 09:00H

SESSÃO: “ECOSSISTEMAS E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO”

Carlos Alfredo Joly (Mediador)
Doutor em ecofisiologia vegetal pela Universidade de St. Andrews, na Escócia, atua também nas áreas de conservação e uso sustentável da biodiversidade. É membro titular da ABC, professor titular na Unicamp e membro do Multidisciplinary Experts Panel/MEP da Intergovernmental Platform on Biodiversity and Ecosystem Services/IPBES.

Fábio Rubio Scarano
Professor associado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o engenheiro florestal brasileiro é membro da Sociedade Lienneana de Londres, dedicada ao estudo e a divulgação da taxonomia. Desde 2015, integra o quadro de autores do Painel Intergovernamental de Biodiversidade e Serviços Ambientais (IPBES) como autor principal e coordenador.

DIA 9 DE MAIO | 11:30H

CONFERÊNCIA MAGNA – “Discovery and development of novel antiviral agents to eliminate HCV and HBV infections”

Mauro Teixeira (Mediador)
Médico brasileiro especializado em Imunofarmacologia, ele é professor titular da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice-presidente Regional da ABC para MG/CO, também integra a Comissão Científica da Anvisa (CCVISA). Como pesquisador, atua na área de inflamação, com foco nos mecanismos moleculares de resposta inflamatória durante doenças infecciosas e autoimunes.

RAYMOND SCHINAZI
O microbiologista egípcio é diretor do Laboratório de Farmacologia Bioquímica na Emory University, nos EUA, e responsável pela descoberta e desenvolvimento de oito medicamentos retrovirais, incluindo HIV e hepatites B e C.

 

DIA 9 DE MAIO | 14:00H

SESSÃO: “SEGURANÇA ALIMENTAR, RECURSOS HÍDRICOS E ENERGIA: PROGRAMANDO O FUTURO DO PAÍS”

Elibio Rech (Mediador)
É Professor da Universidade de Brasília e da Universidade Católica de Brasília, Acadêmico da ABC e membro do Conselho do Patrimônio Genético (Ministério do Meio Ambiente – MMA). Estuda a expressão de biomoléculas de valor farmacêutico e industrial em plantas, animais e microrganismos, com o objetivo de desenvolver fármacos a um custo reduzido, além de pesquisar o impacto da agropecuária global.

Mauricio Lopes
Presidente da Embrapa desde 2012, Lopes é agrônomo, especializado em genética. Pesquisador da empresa desde 1989, liderou o programa de melhoramento genético de milho. É membro dos Conselhos Científicos do Painel Global em Agricultura e Sistemas Alimentares, em Londres, Reino Unido; e do Centro Global para Alimentação, da Universidade da Califórnia.

Edson Watanabe
Engenheiro elétrico de formação, Watanabe é diretor do Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Professor titular da UFRJ e membro da ABC, ele é integrante sênior do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos (IEEE), a maior organização profissional do mundo dedicada à tecnologia, com sede nos Estados Unidos.

Paulo Canedo de Magalhães
Engenheiro civil, o brasileiro é consultor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e do
Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (BIRD), instituição financeira do Banco Mundial (BID). Atua principalmente na área de hidrologia, com ênfase em gestão integrada de recursos hídricos e planejamento de bacias.

 

DIA 9 DE MAIO | 16:20H

CONFERÊNCIA MAGNA – “Searching for (and finding!) gravitational waves”

Thaisa Storchi Bergmann (Mediadora)
Astrofísica brasileira, membro titular da ABC e da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS), é professora titular do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Ganhadora da edição de 2015 do prêmio internacional LOreal/Unesco Para Mulheres na Ciência, ela pesquisa astrofísica extragaláctica, em particular os buracos negros.

GABRIELA GONZÁLEZ
Argentina, professora da Universidade do Estado de Lousiana, nos EUA, e líder do Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro (LIGO, em inglês) que detectou as ondas gravitacionais expostas na Teoria da Relatividade Geral, de Einstein.

 

……………………………………………………………………………………

DIA 10 DE MAIO | 09:00H

SESSÃO: “O VALOR DA CIÊNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO”

João Fernando Gomes de Oliveira (Mediador)
O engenheiro mecânico é vice-presidente da ABC e professor titular da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (USP). Foi cofundador e primeiro presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). Atualmente participa dos conselhos superiores do CNPq, Capes e Fapesp.

Hugo Aguilaniu
À frente da presidência da recém-criada instituição privada de fomento à ciência brasileira, o Instituto Serrapilheira, iniciativa de João e Branca Moreira Salles, o médico geneticista francês é um especialista em envelhecimento e longevidade. Pesquisador do Centro Nacional de Pesquisas Científicas da França (CNRS, na sigla em francês), ele é também revisor de revistas científicas, dentre as quais a Nature.

José Roberto Boisson de Marca
Graduado, mestre e doutor em engenharia elétrica, Boisson atua no campo das telecomunicações, sendo pioneiro em diversos setores. Professor titular do Instituto de Pós-graduação e Pesquisa em Engenharia da UFRJ (Coppe) desde 1998, é membro titular da ABC e também do Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos (IEEE), do qual já foi presidente e diretor executivo.

Marcos Cintra
Economista de formação e há 20 anos na vice-presidência da Fundação Getúlio Vargas (FGV), no momento licenciado, Cintra é o atual presidente da Finep. Ele também é professor titular da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (Eaesp/FGV) da FGV. Entre os anos de 2013 a 2014 foi subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo.

DIA 10 DE MAIO | 11:30H

CONFERÊNCIA MAGNA – “Nanotechnology Might be able to Stop Cancer from Murdering Human and Animal type Species”

Marco Antonio Chaer (Mediador)
O físico-químico é professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e membro titular da ABC. Atua como consultor do CNPq, Capes e Finep, além das agências estaduais de fomento à pesquisa Fapesp, Faperj, Fapemig e Facepe. Como pesquisador, dedica-se a temas como estrutura e espectroscopia atômica e molecular, desenvolvimento de novos métodos computacionais e teoria da ligação química.

MOSTAFA AMR EL-SAYED
Egipto-estadunidense, Sayed foi apontado pela Thomson-Reuters como um dos principais químicos da última década. Recebeu a Medalha Nacional de Ciência dos Estados Unidos e é professor da Universidade de Ciências Químicas e Bioquímicas da Georgia Tech, nos EUA. Se dedica a pesquisa de física e química de materiais e é conhecido pela regra de El-Sayed, usada em espectroscopia.

DIA 10 DE MAIO | 14:00H

SESSÃO: “UM PROJETO DE CIÊNCIA PARA O BRASIL”

Jerson Lima (Mediador e palestrante)
Diretor científico da Faperj e membro titular da ABC, o médico especializado em biofísica é professor titular do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ. Integra a Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento (TWAS). Foi o primeiro brasileiro a participar do corpo de editores do Journal of Biological Chemistry, da Sociedade Americana de Bioquímica e Biologia Molecular.

José Galizia Tundisi (Mediador e palestrante)
Professor titular aposentado da Universidade de São Paulo (USP), o especialista em ciências biológicas, com ênfase em botânica, é membro titular da ABC. É presidente da Associação Instituto Internacional de Ecologia e Gerenciamento Ambiental (Iiega) e pesquisador do Instituto Internacional de Ecologia (IIE). Na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), atua como orientador de pós-graduação.

Jorge Guimarães
Atua no campo da química de proteínas, enzimologia e farmacologia bioquímica e molecular, principalmente nas áreas de hemostasia e trombose. É membro titular da ABC e Professor Emérito da UFRJ (1999), da UFRRJ (2007), da UFF (2012) e da UFRGS (2013). Atualmente é presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) e pesquisador do Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Luiz Davidovich
Presidente da ABC desde maio de 2016, Davidovich é professor do Instituto de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), especializado em óptica quântica. Em 2010 recebeu o prêmio Almirante Álvaro Alberto, considerado um dos mais importantes da ciência brasileira.

DIA 10 DE MAIO | 16:20H

CONFERÊNCIA MAGNA – “Aleitamento Materno no Séc. XXI”

Cesar Victora
Potencial indicação ao Nobel na área de Saúde Global, o médico epidemiologista brasileiro é professor emérito da Universidade Federal de Pelotas (RGS). Suas pesquisas sobre amamentação e nutrição materno infantil resultaram, em 2017, na obtenção do prêmio científico mais importante do Canadá, o Gairdner.