Anualmente, desde 2007, a Sociedade de Geofísicos de Exploração (SEG, na sigla em inglês) convida um representante de várias regiões do planeta para falar sobre a sua área de pesquisa. As regiões que a instituição abrange são Europa, América Latina; América do Norte; Oriente Médio e África; Pacífico Sul e Ásia.

Neste ano, representando a América Latina, o pesquisador convidado foi o Acadêmico Martin Tygel, professor do Departamento de Matemática Aplicada do Insituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas, onde fundou o Laboratório de Geofísica Computacional.

Considerada, pela própria instituição, como “as maiores honra e reconhecimento de excelência dos pares da SEG”, o cientista é levado para vários eventos para apresentar a sua palestra e ganha um espaço no site com sua biografia, o resumo de sua apresentação e um vídeo da palestra.

Confira aqui as Honorary Lectures dos anos anteriores. (É necessário fazer um cadastro para ter acesso aos vídeos das palestras).