O Acadêmico Edgar Dutra Zanotto, professor do Departamento de Engenharia de Materiais (DEMa) da UFSCar, foi o primeiro pesquisador brasileiro a proferir uma das mais importantes aulas magnas do mundo na área de ciência e tecnologia de vidros, a Turner Memorial Lecture, ocorrida em setembro na Universidade de Sheffield, no Reino Unido. Nesta edição, o evento comemorou os 100 anos da Sociedade de Tecnologia do Vidro (SGT) e do próprio Departamento de Tecnologia do Vidro daquela universidade.

Zanotto ministrou a palestra “Maravilhas e mitos do vidro” para uma plateia de aproximadamente 350 especialistas de 28 países. “Abordei diversos temas de interesse corrente sobre materiais vítreos, sua polêmica definição, suas propriedades mais inusitadas, formas criativas de reciclagem, curiosidades e mistérios sobre este material de 6000 anos, como por exemplo se as vidraças das catedrais medievais estão escorrendo? e o que originou a imagem da Virgem Maria em uma janela em Ferraz de Vasconcelos?”, relata o professor. O episódio de Ferraz de Vasconcelos, que chamou a atenção da imprensa em 2002.

O professor da UFSCar conta que recebeu o convite durante um evento da Sociedade Americana de Cerâmica ainda em 2015. O pesquisador ocupa o topo do ranking mundial da base de dados Scopus com as palavras-chave principais de sua linha de pesquisa prioritária “crystal – nucleation – glass”. São cerca de 230 artigos científicos indexados neste banco, dos quais 80 sobre o tema publicado nos últimos 35 anos.

“Fiquei extremamente honrado com o convite e ainda mais motivado quando percebi os nomes dos 18 palestrantes de anos anteriores, que inclui um Prêmio Nobel, Sir Harry Kroto; o fundador do Journal of Non-Crystalline Solids, a mais importante revista científica dedicada aos vidros, o professor J. D. Mackenzie; o grande guru e inventor dos biovidros, Prof. Larry L. Hench, da Universidade da Flórida; e o inventor do processo float usado mundialmente na produção de vidros planos, Sir Alastair Pilkington”, comentou Zanotto.

Em nota, a Sociedade Americana de Cerâmica considerou a palestra o ponto alto da celebração centenária da Sociedade de Tecnologia de Vidro.