Foi realizada, no dia 15 de junho, uma Audiência Pública da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação e Informática sobre a fusão dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação com o das Comunicações. O debate, realizado em Brasília teve a participação do ministro da pasta que resultou dessa fusão, Gilberto Kassab, além de representantes da comunidade científica como o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich, e a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader. Os representantes das entidades ligadas à pesquisa e à tecnologia criticaram a fusão dos Ministérios e pediram mais investimentos em CT&I.
Kassab defendeu a medida como necessária para a redução do tamanho da máquina pública e prometeu manter os programas do antigo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações, como as pesquisas da tecnologia nuclear e de satélites.
A deputada Luiza Erundina (Psol-SP) cobrou um debate sobre o impacto da fusão dos dois Ministérios na área das Comunicações. “Qual a posição do governo sobre a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), que sofreu duro golpe pelo governo provisório?”, perguntou a deputada, referindo-se ao afastamento inconstitucional de Ricardo Melo, presidente da Empresa Brasil de Comunicações (EBC), que retomou seu posto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Kassab disse confiar nos compromissos do presidente em exercício Michel Temer, como o direito do acesso universal à comunicação, e se prontificou a comparecer para outro debate a respeito do assunto. No dia seguinte, 16 de junho, a ABC recebeu o ministro que voltou a discutir a política de CT&I e ouvir críticas sobre a pasta unificada. Veja a matéria aqui.
Confira a edição das Pílulas do Centenário sobre a resistência da ABC contra a fusão dos Ministérios pelo governo interino.