O Acadêmico Marcelo Viana é diretor do Impa, entidade organizadora da Obmep
Até 1 de abril de 2016, as escolas públicas de todo o país poderão inscrever seus alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio na 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep).
A Obmep é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) , organização social ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O objetivo é revelar e estimular talentos, além de incentivar o estudo da matemática no Brasil. Em 2015, a olimpíada teve a participação de 47.580 escolas de quase todos os municípios do país. Na primeira fase, 17.972.333 estudantes foram inscritos.
Para o diretor do Impa e Acadêmico Marcelo Viana, a Olimpíada da Matemática “propicia aos alunos o acesso à matemática de qualidade, apresentada de forma interessante e desafiadora”. Vianna completa: “O formato encoraja a competição saudável, que motiva o aluno, melhorando o seu desempenho e estimulando a cooperação entre os estudantes”, .
Segundo ele, muito mais que descobrir talentos, a iniciativa está mudando o ensino da matemática.
“Em muitas escolas e municípios a Obmep vem ajudando a mudar a cultura em torno da matemática, estimulando professores a ensinar e os alunos a aprender a disciplina de modo muito mais motivador e ajudando a conectar com a experiência diária. Por isso, estamos propondo ao governo ampliar a esfera de atuação da olimpíada para transformá-la num verdadeiro projeto educacional de largo alcance para a matemática no Brasil”, adianta.
Oportunidades
A medalha da Obmep estimula vocações, abre portas, aponta caminhos, muda vidas. Para cada medalhista há, por exemplo, a oportunidade de participar do Programa de Iniciação Científica Júnior (PIC-Obmep). Foi o que aconteceu com Victor Bitarães, de Betim (MG), que ganhou cinco medalhas de ouro. No PIC, Victor descobriu que queria aprender aritmética modular. Filho de uma faxineira e de um pedreiro, ele sempre frequentou escola pública e só despertou para a matemática graças à Obmep. Victor lembra que, nos colégios por onde passou, a disciplina era ensinada de maneira “convencional e monótona”, e acredita que muitos talentos se perdem justamente pela falta de incentivo.
Para ele, o desafio do ensino da matemática no Brasil é levar o estudante a ver a beleza dos números. “Os alunos não têm desafio na sala de aula. Para uns, a matemática parece chata. Para outros, um bicho-papão. Quando somos premiados na Obmep e vamos para o PIC, descobrimos um mundo novo”, diz o jovem.
Marcelo Viana, do Impa, lembra outro talento revelado pela Olimpíada da Matemática. Medalhista, o jovem Sandoel de Brito Vieira, de Cocal dos Alves (PI), acaba de ser admitido no programa de doutorado no Impa. “O seu sonho é ser pesquisador em matemática e ele está a caminho de realizá-lo. Se não fosse pela olimpíada, provavelmente o Brasil perderia mais um talento”, afirma Viana.
Obmep
Iniciada em 2005, a Obmep conta com recursos do MCTI e do Ministério da Educação (MEC) e com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). É realizada em duas fases. Na primeira fase, as provas são compostas de 20 questões objetivas (múltipla escolha) que são aplicadas nas próprias escolas. Cabe a cada escola participante fazer a correção das provas dos níveis 1 (6º e 7º anos do ensino fundamental); 2 (8º e 9º anos do ensino fundamental) e 3 (ensino médio) com base em gabaritos enviados pela coordenação da Obmep.
Os estudantes classificados para a segunda fase fazem uma prova com seis questões dissertativas, onde devem expor os cálculos e o raciocínio utilizado nas respostas. Nesta fase, que define as premiações, as provas são aplicadas em locais definidos pela coordenação da Obmep e corrigidas por professores indicados pelo Impa.
A prova da primeira fase será no dia 7 de junho, e da segunda fase, no dia 10 de setembro. No dia 30 de novembro, os resultados serão divulgados no site da Obmep.
Prêmios
A 12ª Olimpíada da Matemática vai premiar 6.500 alunos (500 medalhas de ouro, 1.500 medalhas de prata e 4.500 medalhas de bronze) e conceder cerca de 46.200 menções honrosas. Também serão premiados professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos.
Site
Desde o dia 22 de fevereiro, está no ar o site com todas as informações sobre as provas, além de materiais didáticos de alta qualidade disponíveis para professores, pais e alunos. No endereço eletrônico, também podem ser consultadas informações sobre os programas de Iniciação Científica Jr., de Iniciação Científica e Mestrado (Picme), o Portal da Matemática, os Clubes de Matemática, a Obmep na Escola e o Polos Olímpicos de Treinamento Intensivo (Poti).