Os membros titulares da Academia Brasileira de Ciências (ABC) José Marengo (à esquerda) e Roberto Lent (à direita) participaram, entre os dias 17 e 19 de fevereiro, do Encontro Global das Academias de Ciências 2016, realizado em Tóquio e organizado pelo Conselho de Ciências do Japão.

Desde 2005, as academias de ciências do G8 e de outros países se reúnem anualmente para discutir desafios globais e desenvolver recomendações políticas aos líderes de suas nações. Saúde da mulher e das crianças, educação científica, uso consciente da água, sustentabilidade e doenças tropicais foram alguns dos temas tratados em edições anteriores do evento, que já foi realizado na Alemanha, Estados Unidos, Canadá, França, Itália, Rússia e Reino Unido.
Em 2016 o Japão recebeu o evento pela segunda vez – a primeira foi em 2008 – e os temas abordados pelas palestras foram: “Ciência do cérebro e saúde mental”; “Redução do risco de desastres naturais para o desenvolvimento sustentável” e “Desenvolvimento científico para todos – nutrindo bons cientistas para o futuro”.

Os representantes das academias foram convocados para finalizarem, nos dias 19 e 22 de fevereiro, o texto a ser entregue aos representantes de seus países.