Entre os dias 10 e 12 de novembro, a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) realizará a 19ª Semana de Fisica no Campus Francisco Negrão de Lima, no Maracanã. O evento, organizado pelo Centro Acadêmico José Leite Lopes (Cafis), terá como tema o Ano Internacional da Luz e receberá palestras dos Acadêmicos Herch Moysés Nussenzveig e Luiz Davidovich, professores do Departamento de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Com o objetivo de mostrar aos cidadãos de todo o mundo a importância das propriedades óticas no dia-a-dia e no desenvolvimento da tecnológica, 2015 foi estabelecido o Ano Internacional da Luz, durante a 68ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas.
Entre os assuntos tratados na Semana da Física estarão os mil anos do “Livro da Óptica”, escrito por Ibn Al Haytham; a publicação da teoria da Relatividade Geral, por Albert Einstein, em 1915, quando o físico apresentou a “luz no espaço e no tempo” e a descoberta da “Radiação Cósmica de Fundo” por Arno Penzias e Robert Wilson, em 1965, mesmo ano em que Charles Kao apresentou a tecnologia da fibra óptica.
A programação completa do evento se encontra neste link e os interessados podem se inscrever clicando aqui.