A educação além dos espaços escolares foi o tema de um conjunto de atividades realizadas na última quarta-feira (15/7) na 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Foram lançados os guias “Centros e Museus de Ciência da América Latina e Caribe” e “Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015”, que contam com uma relação extensa de locais de divulgação da Ciência, como observatórios, jardins botânicos, aquários, instalações itinerantes, zoológicos e associações que atuam na popularização da Ciência e Tecnologia.
O evento de lançamento dos guias contou com a presença de Luisa Medeiros Massarani, da RedPop (Rede de popularização da Ciência e Tecnologia da América Latina e Caribe) e Museu da Vida da Fundação Oswaldo Cruz; Constanza Pedersoli, da Universidad Nacional de La Plata (UNLP), Argentina; Luz Marina Lindegaard, Diretora de Educação do Museo Interactivo Mirador, do Chile; Helena Nader, Acadêmica e Presidente da SBPC; Carlos Wagner Costa Araújo, da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC); e Diego Vaz Bevilaqua, também do Museu da Vida da Fiocruz.
A terceira edição do guia de centros e museus de Ciência do Brasil traz informações de 268 espaços do País. Bevilaqua reforçou a importância da publicação na popularização da Ciência, mas também levantou os desafios. “Estamos no caminho certo, mas ainda em ritmo lento. Ainda há desigualdade na distribuição nos centros e museus . Temos de pensar em estratégias para atrair mais o público”, analisou. Já o Guia de Centros e Museus de Ciência da América Latina e do Caribe traz 470 museus de 22 países. Massarani explica que a publicação foi feita de maneira colaborativa. “São poucos os países que possuem uma lista de museus e centros de Ciência. É um processo complexo e a iniciativa é importante porque dispara um processo que permite o acúmulo de informações. O lançamento deste guia já atraiu outros gestores de museus e centros de Ciência a participarem de uma nova edição”, disse.
Logo após o lançamento, também aconteceu a mesa redonda “Os Museus de Ciência: Qual o impacto desses espaços na educação e na sociedade?”, com a participação de Luisa Massarani, Constanza Pedersoli e Luz Marina Lindegaard. Massarani salientou a importância de construir e manter os centros e museus de Ciência como espaços de debates acerca de diversos assuntos. “Os museus e centros de Ciência têm um papel muito importante no debate de assuntos relacionados à Ciência e à Tecnologia. Precisamos provocar discussões sobre diversos assuntos de relevância, como os transgênicos, as mudanças climáticas, células tronco, por exemplo”, afirmou.
Estudos realizados por Massarani analisaram a percepção das crianças que visitaram uma exposição interativa sobre a biodiversidade e as informações apreendidas por elas, expressas na forma de desenhos. “Os dados mostram coisas incríveis, como detalhes da exposição, as interações entre as crianças e, também, com os monitores, e as emoções que elas sentem durante a visita”, explicou Massarani.
Para encerrar a programação do dia, ocorreu a Assembleia da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), que abordou os desafios, dificuldades, projetos e conquistas dos centros e museus de Ciência do Brasil. O presidente da ABCM, Carlos Wagner Costa Araújo, afirmou que cerca de 95% dos centros e museus de Ciência brasileiros são mantidos por instituições públicas e, além da instalação de novos locais, é importante oferecer condições para manutenção e consolidação dessas áreas.
“Gostaríamos que no Brasil houvesse uma política contínua de financiamento dos espaços dedicados à popularização da Ciência. Esses locais ainda são muito concentrados nas grandes capitais, então temos um grande número de municípios que não vivenciam o que se produz na Ciência e Tecnologia. Os museus e centros de Ciência são espaços importantes para que a produção das universidades chegue de uma forma mais acessível à população, aos estudantes e demais interessados”, afirmou.
O guia “Centros e Museus de Ciência do Brasil 2015” está disponível para download no site da ABCMC (em http://www.abcmc.org.br). Já o guia “Centros e Museus de Ciência da América Latina e Caribe” pode ser consultado no site da RedePop (http://www.redpop.org).