O Acadêmico Celso Lafer tomará posse como membro da Academia Paulista de Letras (APL) no próximo dia 21 de maio, onde será saudado pelo poeta e Decano Paulo Bonfim. Em novembro de 2014, Lafer foi eleito para a Cadeira nº 23, ocupada anteriormente pelo empresário Antonio Ermírio de Moraes.
A cerimônia de posse acontecerá às 19 horas, no Teatro da Academia Paulista de Letras, que fica localizado no Largo do Arouche, nº 312, em São Paulo.
Celso Lafer é bacharel em direito pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), mestre e doutor em ciência política pela Cornell University (EUA).Tem livre-docência em direito internacional público e titularidade em filosofia do direito na Faculdade de Direito da USP. É o quinto ocupante da cadeira 14 da Academia Brasileira de Letras, na sucessão de Miguel Reale. É, desde setembro de 2007, presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), cujo Conselho Superior integra desde 2003. Recebeu a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e o Prêmio Jabuti pela Câmara Brasileira do Livro. Foi agraciado como Comendador da Ordem do Congresso Nacional e Grande Oficial da Legião de Honra do governo da França. É Doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires e da Universidade Nacional de Córdoba, ambas na Argentina.