O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aldo Rebelo, nomeou o Acadêmico Jailson Bittencourt de Andrade para o cargo de secretário de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento do MCTI. Ele vai substituir no cargo o climatologista paulista e Acadêmico Carlos Nobre.
Jailson de Andrade é licenciado e bacharel em química e mestre em ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em química analítica e inorgânica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Realizou estudos em nível de pós-doutorado no Laboratório Nacional Brookhaven (EUA). É conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Finep e membro do Conselho Diretor do Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas. É membro da Ordem Nacional do Mérito Científico, no grau de Grã Cruz; da Academia de Ciências da Bahia e da Royal Society of Chemistry.
Atualmente, coordena o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia (INCT) de Energia e Ambiente e o Estudo Multidisciplinar da Baia de Todos os Santos, pela Fapesb. É professor titular do Departamento de Química Geral e Inorgânica do Instituto de Química da UFBA e pesquisador nível 1A do CNPq.
Jailson de Andrade integrou o grupo de Acadêmicos que elaborou o documento com contribuições da ABC para a presidência do Brasil, encaminhado aos candidatos no início de 2014.