O Acadêmico e diretor do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ), Luiz Pinguelli Rosa, recebeu o Prêmio ANP Inovação Tecnológica 2014, na categoria ”Personalidade Inovação do Ano”, por sua contribuição à pesquisa, ao desenvolvimento tecnológico e à inovação no setor energético brasileiro. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 28 de novembro, no auditório da Firjan, no Rio de Janeiro.

Luis Pinguelli Rosa é graduado em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em engenharia nuclear pela COPPE/UFRJ e doutor em física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Foi presidente da Eletrobras. Atua como professor do Programa de História das Ciências e das Técnicas e de Epistemologia da UFRJ e como secretário executivo do Fórum Brasileiro de Mudanças Climáticas. Foi membro do Conselho de Pugwash, entidade fundada por Albert Einstein e Bertrand Russel, que congrega professores e personalidades públicas, a fim de reduzir a ameaça de conflitos armados e procurar soluções para a segurança global. Participa do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC).

 

Sobre o prêmio

O Prêmio de Inovação Tecnológica da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) tem como objetivo o reconhecimento do esforço de personalidade e de instituição de pesquisa nacional, empresa petrolífera e empresa fornecedora no âmbito do desenvolvimento de bens e serviços para a cadeia produtiva de petróleo, gás natural e biocombustíveis no Brasil. Todos já inseridos ou com elevado potencial de inserção no mercado interno e/ou externo, priorizando as inovações que tenham como origem de recursos a Cláusula de P&D e tenham contribuído para o aumento do conteúdo local em bens e serviços.