A conferência internacional ”Ciência para a Erradicação da Pobreza e o Desenvolvimento Sustentável: um Chamado para a Ação”, será realizada em Manaus, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA), no período de 3 a 5 de dezembro.

O evento está sendo organizada pela Academia Brasileira de Ciências (ABC), em parceria com a Academia Nacional de Medicina (ANM) e o Comitê pela Erradicação da Pobreza da Rede Global de Academias de Ciências (IAP). Criado em 2013, este comitê é presidido pela ABC e tem por objetivo debater estratégias visando engajar as Academias de Ciências do planeta nos esforços em prol da erradicação da pobreza e do desenvolvimento sustentável.

A conferência terá como foco temas críticos na sociedade, que impactam mais severamente as populações pobres. Em que pese os enormes avanços conquistados pelos Objetivos do Milênio, milhões de pessoas ainda não dispõem de acesso à condições de vida mínimas para uma existência digna. A partir de políticas consistentes, é possível transformar positivamente a vida de enormes contingentes populacionais, ampliando-se a qualidade de vida de populações carentes nos países menos desenvolvidos, e contribuindo para a proteção de populações marginalizadas globalmente.

Através desta Conferência e de outras iniciativas similares, pretende-se sensibilizar as Academias de Ciências do mundo para que estas ajudem a mobilizar as comunidades científicas de seus países, buscando envolve-las na construção da Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, e no posterior monitoramento da implementação das Metas do Desenvolvimento Sustentável.

São parceiros na organização desta iniciativa: Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), Programa Hidrológico Internacional (IHP-UNESCO), Organização Mundial da Saúde (OMS), Conselho Internacional de Ciências Sociais (ISSC), Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN-UN) e Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

O evento é gratuito e aberto ao público, mediante inscrição pelo email iap@abc.org.br. Por favor, coloque no assunto IAP-POVERTY ERADICATION.

As palestras serão em inglês e NÃO haverá tradução simultânea.

Confira a programação neste link.