O presidente da ABC Jacob Palis, matemático do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, é o primeiro cientista latino-americano a se tornar membro da Academia Chinesa de Ciências (CAS, na sigla em inglês), por suas realizações científicas e pelas contribuições ao desenvolvimento da ciência e tecnologia na China. A cerimônia de posse será realizada durante a 17ª Assembleia Geral da CAS, em Pequim, no mês de junho de 2014.
Palis foi informado da eleição pelo presidente da CAS e de sua Divisão Acadêmica (CASAD), responsável pela eleição de novos membros – Professor Chunli Bai – e convidado a compartilhar com ele suas ideias sobre os procedimentos necessários para que juntos possam contribuir mais para o avanço global da ciência e da cooperação internacional.

A Divisão Acadêmica da Academia Chinesa de Ciências (CASAD)
A CASAD foi fundada em 1955, sendo um prestigiado corpo de consultores científicos na China, contando hoje com 750 membros chineses e 72 membros estrangeiros. Nos últimos cinquenta anos, possibilitou que a comunidade científica chinesa fosse ouvida pelo governo, a quem aconselha nas grandes decisões envolvendo ciência. A Divisão Acadêmica deu grandes contribuições para o progresso científico e socioeconômico da China, difundindo o pensamento, o método e o espírito científico no país, assim como estimulando o desenvolvimento da cooperação internacional entre a comunidade científica chinesa e as sociedades globais.
Segundo o presidente da Finep, Glauco Arbix, a indicação de Jacob Palis para a Academia Chinesa presta duas homenagens: à ciência brasileira, reconhecida por sua excelência, e a um dos mais inventivos matemáticos.”A Finep se orgulha dos laços fortes que mantém com a ABC”, complementou o presidente. Veja a matéria publicada em 12/12 no site da FINEP: Brasil terá assento na Academia de Ciências da China.