A Eisenhower Fellowships (EF) [en] é uma organização não partidária, sem fins lucrativos, criada nos Estados Unidos em 1953 em homenagem ao presidente Dwight D. Eisenhower. Ela tem como missão “congregar líderes emergentes de todo o mundo para aumentar suas capacidades profissionais, ampliar seus contatos, aprofundar suas perspectivas e uni-los numa comunidade diversa, global – uma rede onde o diálogo, a compreensão e a colaboração levem a um mundo mais próspero, justo e de paz”.

O Programa de Inovação de 2014

O Brasil está entre os países onde a EF está procurando fellows para o Programa de Inovação de 2014, contando com um Comitê de Busca para isso, presidido pelo físico Marcelo Knobel, responsável pelo processo de seleção de candidatos brasileiros ao novo Eisenhower Fellowships Innovation Program 2014.

No período de 27 de setembro a 15 de novembro de 2014, a EF oferecerá um programa exclusivo para pessoas inovadoras escolhidas a partir de um grupo seleto de países ao redor do mundo. O programa procura por novas lideranças na área de negócios, governo, academia e organizações sem fins lucrativos para relacionarem-se com seus membros dos Estados Unidos e de todo o mundo.

Embora a programação individualizada, que é a marca de um Eisenhower Fellowship, seja mantida, o Programa de Inovação incluirá novos elementos. Durante a primeira semana do programa, realizada na Filadélfia, os bolsistas colaborarão uns com os outros sobre as idéias que eles propuseram em suas aplicações. Espera-se que os participantes do Programa de Inovação auxiliem-se mutuamente no desenvolvimento de suas inovações. Os participantes atuarão em parceria com altos mentores de inovação, convidados oriundos de organizações privadas. Essas sessões de trabalho colaborativo serão intercaladas com períodos de programação individualizada, que consiste em reuniões com líderes e especialistas no campo atuação de cada participante. Além disso, haverá ocasiões nas quais os grupos de bolsistas de inovação se reunirão em uma outra cidade norte-americana por vários dias, hospedados por uma empresa local ou incubadora social, onde poderão interagir com entre si e com outras mentes criativas. Estas pausas no programa propiciarão aos fellows um tempo para explorar profundamente suas idéias. Na metade do programa, os bolsistas e seus mentores serão levados para um retiro de fim de semana no Grand Canyon. Ao final do programa, os bolsistas irão apresentar os seus resultados: planos explícitos e propostas para a implementação de suas ideias após o Programa.

O objetivo é que, após essa experiência, na qual os selecionados puderam aprimorar a aplicação de sua ideia, projeto ou política inovadora, eles possam implementá-la após o retorno ao país natal.

Critérios de seleção

Os principais critérios para participação no Programa de Inovação são valores fundamentais da EF: liderança, propósito e realização. O programa favorece fortemente os candidatos que tenham um histórico de inovação no qual sejam identificadas aplicações concretas de propostas realistas para novos programas, produtos e/ou políticas. Os candidatos devem ter uma ideia inovadora que desejem seguir durante o programa e posteriormente.

O candidato deve ser um jovem líder em sua área de atuação, ter idade entre 35-42 anos, (sendo aceitável de 32-45 anos) e ser fluente em inglês. O projeto do candidato é um dos principais determinantes da escolha, pois ele deve ser capaz de articular um plano coerente e lógico de visitas nos EUA, justificando cada local e pessoa visitados, dizendo o que isto irá acrescentar para a sua vida pessoal e profissional, para o seu campo de atuação e para o Brasil.

Conheça mais os critérios de inscrição e seleção, bem como outras informações através do documento da organização sobre o programa e o formulário de inscrição.

Todo o material de inscrição dos candidatos deve ser enviado para abefellows@gmail.com com cópia para marcelo.knobel@gmail.com, até o dia 31 de dezembro de 2013.