O físico Jordan Del Nero foi eleito, no ano de 2012, membro afiliado da Academia Brasileira de Ciências. Indicado pelo Acadêmico Roberto DallAgnol, vice-presidente da Regional Norte, seu mandato será exercido no período de 2013 a 2017.
Filho de professores universitários, ambos docentes em universidades públicas, Jordan tem também um irmão mais velho formado em engenharia civil. Quando pequeno, ele gostava de brincar e colecionar miniaturas de carros. Na escola, tinha especial interesse pelo estudo da matemática. Embora tenha ficado fascinado pela física quântica por meio do contato com a Enciclopédia Tecnirama, Del Nero conta que a maior influência em sua escolha pelo campo científico foi a própria mãe – cuja paixão pela ciência contagiou o filho no decorrer de sua vida.
A especialização
Seguro de seu gosto pela disciplina, ele ingressou no curso de licenciatura em física na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Logo no começo do segundo semestre, intensificou seu ritmo de estudos e passou a fazer iniciação científica. Jordan, no entanto, não parou na graduação. Após se formar, obteve os títulos de mestrado e doutorado, também em física, pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – ambos sob a orientação do professor Bernardo Laks.
Ainda na busca por uma especialização cada vez mais completa, o pesquisador realizou quatro pós-doutorados, um em cada uma das seguintes instituições: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, nos Estados Unidos.
Suas linhas de pesquisa envolvem a física da matéria condensada, a física atômica e molecular. Destacando alguns exemplos de sua atuação como pesquisador, no programa de pós-graduação em Física da Matéria Condensada da UFPA Del Nero integra um programa que propõe a implementação de uma rede pesquisa, em colaboração com os programas de pós graduação das universidades Federais do Ceará (UFC), de Minas Gerais (UFMG) e do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes/MEC).
Desde 2011, o pesquisador vem conduzindo o projeto Nanomat, de caracterização e modelagem de nanomateriais visando valor agregado a cadeia produtiva da Vale S.A., que além da dita empresa conta com parcerias da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa). O cientista explica que esse programa visa a ampliação da cooperação estabelecida entre pesquisadores do Departamento de Física da UFPA, do Departamento de Física da UFMG e do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CDTN/CNEN). “Essa cooperação tem como objetivo aliar competências em nanomateriais ao conhecimento do grupo da UFPA, no estudo experimental e teórico de propriedades físicas de óleos vegetais da Amazônia e seus derivados para o desenvolvimento de nanofluidos e outros produtos de interesse tecnológico da VALE S.A.”, explica Del Nero.
Anteriormente ele já havia liderado outros programas – dentre os quais um em cooperação com a UFMG, de caracterização física de óleos vegetais e produtos naturais da Amazônia para desenvolvimento de biocosméticos, com apoio da Fapespa.

Além da eleição como membro afiliado da ABC – distinção da qual ele admite ainda não ter conseguido dimensionar a importância – Jordan conta com 65 papers aceitos e publicados. O cientista também possui sete patentes de Propriedade & Inovação, sendo seis delas nacionais e uma internacional.
Razão movida pela paixão
De acordo com Del Nero, ele pôde contar, durante todo o período de seus estudos, com um incondicional apoio familiar. Assim, o amparo vindo da família permitiu que o cientista – hoje professor associado da UFPA – seguisse sua paixão pela ciência, a qual o encanta por suas constantes novidades. Nesse sentido, levando em consideração sua própria experiência, o pesquisador acredita que, para seguir carreira científica, um jovem interessado pelo campo deve dispor de muita dedicação. Sucinto, aos adolescentes inseguros sobre qual curso escolher quando chega a hora de prestar o vestibular, Del Nero aconselha: “Escutem seus corações.”