O professor da UFPE Sergio Rezende é o vencedor da categoria ciência do Prêmio FCW 2012, da Fundação Conrado Wessel. O anúncio da premiação foi realizado no dia 3 de abril de 2013, no gabinete do reitor Anísio Brasileiro, com a presença dos ex-reitores George Browne e Amaro Lins, de pró-reitores, professores e técnicos administrativos da Universidade.

Destinado à personalidade ou entidade de maior destaque nos campos de Ciência, Medicina e Cultura do país, o Prêmio FCW é anual. Os concorrentes são indicados pelas instituições reconhecidas no Brasil por sua produção intelectual e cultural. Os premiados ganham o Troféu FCW, uma obra de arte da autoria do artista plástico Vlavianos, e um valor em cheque sujeito à tributação fiscal exclusiva na fonte. No caso do professor Sergio Rezende, a indicação partiu da UFPE.
“Só tenho a agradecer a indicação do reitor Anísio Brasileiro. Receber esse prêmio é uma grande honra”, comemorou Rezende. O reitor da UFPE destacou a importância da premiação e o papel do professor para a Universidade e para a ciência. “A escolha do nome de Sergio Rezende orgulha a UFPE”, disse. O presidente da Academia Nacional de Medicina, Marcos Moraes, foi o premiado na categoria Medicina e o maestro João Carlos Martins, na categoria Cultura. A cerimônia de premiação ocorreu no dia 17 de junho, em São Paulo.

Sobre o Acadêmico

Nascido no Rio de Janeiro, onde se formou engenheiro eletrônico pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), o professor Sergio Rezende possui mestrado e doutorado no Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos. O cientista é professor titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e já foi secretário de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado de Pernambuco, secretário do Patrimônio, Ciência e Cultura da Prefeitura de Olinda e ministro da Ciência e Tecnologia, função que exerceu até dezembro de 2010.

Sobre a instituição

A Fundação Conrado Wessel (FCW) foi criada em 1994, após o falecimento do fotógrafo Ubaldo Augusto Conrado Wessel, que explicitou em testamento seu desejo de criar uma fundação voltada para a filantropia, o fomento e apoio às atividades culturais, artísticas e científicas no Brasil. A Fundação distribui, anualmente, desde 2003, mais de R$ 1,2 milhão em prêmios, por meio do Prêmio FCW de Arte, Ciência e Cultura.