Em visita realizada na manhã desta segunda-feira (10) ao Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), o senador Eduardo Braga (PMDB) destacou a importância do Instituto e como ciência e tecnologia podem contribuir para o desenvolvimento da Amazônia. Ele se comprometeu em ajudar o Inpa na busca por autorização de novas vagas para fixação de recursos humanos, principalmente para pesquisadores.
“Sou daqueles que acha que o futuro da Amazônia passa pela ciência, tecnologia e inovação. Sem isso nós não vamos ser competitivos. Portanto, nós temos desafios agora na área de pessoal: repor os pesquisadores que estão se aposentado; preencher as vagas em função da nova demanda de tecnologia que os novos laboratórios da instituição estão trazendo para a nossa realidade. O Amazonas tem um instituto importante de ciência e tecnologia, que é o Inpa, e nós precisamos apoiá-lo”, afirmou o senador.
Braga e o diretor do Inpa, o Acadêmico Adalberto Val, irão à Brasília ainda este mês para apresentar ao ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antônio Raupp, a atual estrutura de pessoal do Inpa, mostrando um plano para dar continuidade às pesquisas desenvolvidas dentro do Instituto.
De acordo com Val, a reunião com o ministro Marco Raupp e com o senador tem como objetivo buscar caminhos que possibilitem a abertura de contratos para poder trazer novos pesquisadores para o Inpa. Ainda segundo o diretor, o Inpa hoje acomodaria cerca de 500 pesquisadores, mais do que dobrando o quadro atual de pesquisadores do Instituto, que é de aproximadamente 200. O último concurso realizado pelo Instituto em 2012 e ainda em andamento teve 11 vagas destinadas para pesquisadores.
“Nos últimos anos o Inpa cresceu de forma significativa em termos da infraestrutura e das suas atividades. O volume de demanda em informações que gerem inclusão social e produzam mais renda na nossa região tem sido bastante evidente. O que está acontecendo nesse momento é que nós precisamos de mais pessoal qualificado em nosso quadro para que possamos dar continuidade a toda essa demanda”, avaliou Adalberto Val.
O diretor do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Amazonas (Sindsep/AM), Jorge Lobato, afirmou que o resultado da reunião foi satisfatório. “Estamos fazendo uma campanha nacional em defesa do Inpa. A visita é simbólica, pois o Braga é líder do governo. Ele se comprometeu a ajudar”, disse.