A Diretoria da Academia Brasileira de Ciências, em sua missão de contribuir para o estudo de temas de primeira importância para a sociedade e a proposição de políticas públicas, manifestou oficialmente o seu total apoio à proposta do Programa de Atração e Fixação de Doutores na Amazônia, elaborada pela Regional Norte do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop).
Em depoimento para as Notícias da ABC, o presidente Jacob Palis destacou que a Amazônia é um importante patrimônio nacional e que, de acordo com a publicação de 2008 da ABC “Amazônia: Desafio Brasileiro do Séc. XXI“, os gastos relativos da União em C&T na Amazônia, naquela época, eram bastante inferiores à contribuição relativa da Região ao PIB Nacional.
O Manifesto assinado pelo presidente, em nome da Diretoria:
  • Destaca que o atual tratamento científico das questões relacionadas à Amazônia está muito aquém do esperado, tendo em vista a importância daquela região para o planeta. Isso ocorre pela falta de massa crítica de pesquisa alocada na região e pela ausência de estímulos para reverter esse quadro.
  • Entende que a fixação de doutores na Amazônia é o ponto de partida para a produção de conhecimentos que subsidiarão o tratamento adequado daquele importante sistema provedor de condições de vida para o planeta.
  • Concorda que a proposta de apoio a doutores dedicados a atuar naquela região, com bolsas especiais, elaborada pela Regional Norte do Foprop, possibilitará o incremento das pesquisas tão necessárias sobre a Amazônia.
A ABC também concorda e atribui grande importância ao fato de que as propostas individuais para suplementar com bolsas de produtividade em pesquisa os doutores contratados, ou que venham a ser contratados – pelo MEC, no caso das universidades, pelo MCTI, no caso de institutos de pesquisas ou pelos Estados da Região, quando se tratar de suas instituições de Ensino Superior e/ou Pesquisa – terão seu mérito avaliado pelas agências financiadoras, o que garantirá a qualidade dos projetos e dos doutores com a missão de perscrutar o universo da Amazônia.
O Manifesto de Apoio da ABC sugere, ainda, que as agências nacionais CNPq e Capes possam criar um programa específico para abrigar a avaliação e a gestão dessas propostas, que ficariam enquadradas em um planejamento maior das agências citadas, com dimensões estratégias de produção de conhecimento, formação de recursos humanos e consolidação de cursos de pós-graduação na região.
A ABC ressalta que é necessária também uma expansão do sistema, inclusive de sua infraestrutura, e que a sustentabilidade do futuro programa deve ser considerada e garantida e acompanhada de revisões periódicas, em função dos avanços obtidos. Por fim, recomenda que o foco da presente iniciativa deva ser exclusivamente a Amazônia, de forma a concentrar esforços nessa imensa oportunidade científica e que tem sido objeto de preocupação mundial.