Entre os dias 21 a 24 de outubro de 2012, foi realizada em Berlim a 4ª Cúpula Mundial de Saúde (World Health Summit), um dos mais importantes fóruns de discussão da saúde mundial, reunindo a academia, representantes governamentais, organizações de saúde, a indústria, além de organizações sociais. O principal objetivo do encontro é desenvolver estratégias conjuntas para abordar os maiores desafios na pesquisa médica, saúde global e assistência à saúde.
Além dos representantes das Academias de Medicina e de Ciências, participaram do encontro ministros de saúde de alguns países, renomados cientistas e representantes das indústrias farmacêuticas.
Entre os principais tópicos discutidos, destacaram-se o impacto de doenças infecciosas tais como o HIV, tuberculose e malária; o potencial da genômica como ferramenta para a melhoria da saúde global; o impacto da crise financeira mundial na saúde; diferenças nos sistemas de saúde entre os países; a importância e os desafios da medicina translacional; o impacto do álcool e do tabaco; os desafios do crescimento da obesidade no mundo e os desafios para o desenvolvimento de novos e eficazes tratamentos para os principais problemas de saúde globais.
Como parte integrante do evento, aconteceu na mesma ocasião o encontro de Jovens Líderes Médicos (Young Physician Leaders), evento promovido pelo Painel Médico InterAcademias (IAMP, na sigla em inglês). De forma similar ao ocorrido no ano passado, foram selecionados 18 médicos com menos de 40 anos de idade, provenientes de 13 países, que apresentavam não só uma reconhecida capacidade científica mas também qualidades de liderança em suas respectivas áreas de atuação.
Este ano, foram selecionados dois representantes do Brasil indicados pela Academia Brasileira de Ciências e Academia Nacional de Medicina, sendo um imunologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) – André Báfica – e um cardiologista do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo (USP) – Luciano F. Drager. Ambos tiveram a oportunidade de receber um treinamento intensivo, chefiado pela Dra. Jo Boufford (co-chair da IAMP e presidente da Academia de Medicina de Nova Iorque), discutindo não só os principais problemas de saúde mundiais, mas principalmente abordando os grandes desafios pessoais, institucionais e da sociedade que um líder médico tem que enfrentar no seu dia-a-dia.
Discutiu-se, igualmente, a continuidade do programa envolvendo as Academias de Medicina e de Ciências dos países de origem de cada participante.
Quem são os brasileiros selecionados para o Young Physician Leaders 2012:
André Báfica, MD, PhD
Concluiu a graduação em medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2001 e cursou o doutorado em patologia humana na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) entre 2004 e 2006, sob a orientação do Acadêmico Manoel Barral-Netto. Tem experiência na área de imunologia, com ênfase em mecanismos de reconhecimento de patógenos humanos. Desenvolveu pós-doutorado na Seção de Imunobiologia do Laboratório de Doenças parasitárias dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH, na sigla em inglês), entre 2002-2007, onde investigou mecanismos imunes inatos associados ao controle de Mycobacterium tuberculosis e Trypanosoma cruzi, sob a supervisão do professor Alan Sher. Atualmente é professor adjunto III de Imunologia do Departamento de Microbiologia, Imunologia e Parasitologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), pesquisador 2 do CNPq junto ao CA-Imunologia e Howard Hughes Medical Institute Early Career Scientist. Desenvolve seus projetos como membro permanente dos programas de pós-graduação em farmacologia (Capes 7) e biotecnologia & biociências (Capes 5), onde investiga mecanismos imunológicos envolvidos na resistência à infecção por parasitos intracelulares; vias de resistência a fármacos em M. tuberculosis e novos métodos de prevenção e intervenção para o controle da tuberculose.

Luciano F. Drager, MD, PhD
Possui graduação em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Realizou residência de clínica médica e cardiologia no Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HC-USP). Desde 2003, é médico assistente da Unidade de Hipertensão do Instituto do Coração (InCor-USP). De 2003 a 2007, realizou o doutorado no InCor sob a orientação do Acadêmico Eduardo M. Krieger, abordando o controle autonômico e hemodinâmico durante o sono. Em paralelo ao desenvolvimento da tese de doutorado, explorou de forma pioneira a lesão vascular e aterosclerose induzida pela apneia do sono. Dois dos seus principais trabalhos apresentam cerca de 200 citações cada. De 2009 a 2011, realizou pós-doutorado na Universidade Johns Hopkins, explorando mecanismos das doenças cardiovasculares em modelos animais de apneia do sono. Após o retorno ao Brasil, iniciou a implementação de um modelo translacional de estudo das consequências cardiovasculares dos distúrbios do sono. Na área clínica, coordena um sub-estudo do Estudo Longitudinal Saúde Adulto (ELSA), que foi desenvolvido para explorar o papel relativo da apneia do sono e privação do sono no desenvolvimento de doenças cardiovasculares entre 5.000 participantes da comunidade. Os resultados futuros deste ambicioso projeto podem fornecer informações adicionais sobre a prevalência e as consequências da apneia do sono e má qualidade do sono na nossa sociedade.