Foi realizada, no dia 29 de junho, no auditório da Faculdade de Direito em Coimbra, Portugal, a cerimônia de encerramento do 1º Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/UC (PLI), que teve início em setembro de 2010. Estiveram presentes na cerimônia o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Acadêmico Jorge Almeida Guimarães; o ex-reitor da Universidade de Coimbra e cofundador do PLI, Seabra Santos; a coordenadora-geral do PLI, Rossana Souza e Silva; o vice-reitor para as Relações Internacionais e coordenador-geral do PLI na Universidade de Coimbra, Joaquim Ramos de Carvalho; o reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva; o secretário de Estado do Ensino Superior, João Queiró; e Luciana Lopes, representando os estudantes que receberam os certificados.

De acordo com Joaquim Ramos de Carvalho, o PLI é um momento muito importante da relação da Universidade de Coimbra com o Brasil, que já tem muitos séculos. “É um programa inovador, ousado até, que surgiu da cooperação da Universidade de Coimbra com seus principais parceiros e teve um apoio especial da Capes.”

A coordenadora-geral do PLI completa dizendo que o programa tem uma importância muito grande não somente na cooperação entre as universidades brasileiras com a Universidade de Coimbra, mas na cooperação internacional com as universidades portuguesas de forma geral, e explica o funcionamento do programa. “Durante o período de dois anos os estudantes permanecem na Universidade de Coimbra. Este é um programa de dupla titulação, ou seja, eles regressam depois ao Brasil, dão continuidade aos seus estudos e obtém dois diplomas. Estamos muito satisfeitos com a acolhida que a Universidade de Coimbra tem dado aos nossos estudantes e esperamos pleno êxito neste e em outros projetos.”

Memorando

Durante a estadia em Coimbra, o presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães também assinou Memorando de Entendimento com o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (Cátedra Milton Santos).

Capes/UC

O Programa de Licenciaturas Internacionais Capes/UC é fruto de parceria entre a Capes e Universidade de Coimbra para selecionar projetos de melhoria do ensino e da qualidade na formação inicial de professores nas áreas de química, física, matemática, biologia, português, artes e educação física. O objetivo é estimular o intercâmbio de estudantes de graduação em licenciaturas em nível de graduação-sanduíche.