No dia 21 de junho, o evento “Vinte Anos de Internet no Brasil (No marco da Conferência Rio+20)” comemorou a evolução do uso de redes eletrônicas, em particular da internet, no Brasil e no mundo. Diversos Acadêmicos marcaram presença e foram homenageados, por terem sido atores fundamentais nesse processo histórico.

Ivan Moura Campos, Gerhard Jacob, Lindolpho de Carvalho Dias, Jacob Palis, Carlos Lucena, Elon Lages

O encontro contou com a organização do Núcleo do Futuro (n-Futuros) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), bem como o apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Em muitos sentidos, o IMPA, local escolhido para sediar a reunião, foi a caixa de ressonância e de articulação desses esforços por meio do RNP, localizado em suas intalações.

Durante o evento, foram exibidos vídeos e depoimentos que resgataram a memória do desenvolvimento da infraestrutura da RNP. Além disso, foram feitos agradecimentos e homenagens especiais àqueles que ocuparam cargos políticos naquela época e que deram apoio ao desenvolvimento da Rede. São eles: os Acadêmicos Elon Lages Lima, ex-diretor do IMPA; Lindolpho de Carvalho Dias, ex-secretário executivo do então Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), peça fundamental desse cenário; Gerhard Jacob, ex-presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Carlos José Pereira de Lucena, presidente do primeiro conselho acadêmico da RNP; e o Prof. Ivan Moura Campos, ex-secretário de política de informática do MCT.

O presidente Jacob Palis foi lembrado pelo Acadêmico Elon Lages, que ocupava a direção do IMPA durante a criação da RNP. “É uma pessoa com quem dividiria a homenagem, pois quando ele assumiu o cargo depois de mim, prestou todo o suporte ao desenvolvimento inicial do núcleo”, disse.

Também homenageado, o Prof. Tadao Takahashi, coordenador do encontro, criador e primeiro diretor da RNP, frisou que “a história da internet sempre destacou um grupo que esteve à frente, nas mesas políticas e nas direções das entidades-chave”. “No entanto, a internet no Brasil foi obra de inúmeras pessoas que, ao final, acabam esquecidas pela história. Essa homenagem é para elas”, concluiu.