Dentro da Reunião Magna da ABC 2012, cujo tema foi “Ciência para o Desenvolvimento Sustentável”, foi realizada a cerimônia de posse dos novos Membros da Academia Brasileira de Ciências (ABC), na Escola Naval do Rio de Janeiro, na noite de 8 de maio. No total, foram admitidos 38 novos Membros Titulares e Correspondentes das diferentes áreas da Ciência.


Luiz Edmundo Costa Leite, Américo Fialdini, Helena Nader, Almirante Palmer, Marco Antonio Raupp, Jacob Palis, Jorge Guimarães,
Glaucius Oliva, Marcos Moraes, Domício Proença, Roberto Vermulm, Franklin Coelho e Oscar Rene Chamberlain Pravia

Entre as autoridades presentes estavam o presidente da ABC, Jacob Palis; o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), Marco Antonio Raupp; a presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Bonciani Nader; o presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, representando o ministro da Educação, Aloizio Mercadante; o diretor-geral do Pessoal da Marinha, Almirante Luiz Fernando Palmer Fonseca, representando o Comando da Marinha do Brasil; o presidente do Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Tecnológica (CNPq), Glaucius Oliva; o presidente da Academia Nacional de Medicina (ANM), Marcos Moraes; o presidente da Fundação Conrado Wessel, Américo Fialdini Júnior; o Acadêmico Domicio Proença Filho, representando a Academia Brasileira de Letras; o diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Roberto Vermulm, representando o presidente da Finep, Glauco Arbix; o subsecretário de Estado de Educação Profissional e Ensino Superior, Luiz Edmundo Costa Leite, representando o governador Sérgio Cabral; o secretário de C,T&I do Município do Rio de Janeiro, Franklin Coelho; e o gerente geral de Gestão Tecnológica do Centro de Pesquisas Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes/Petrobras), Oscar Rene Chamberlain Pravia.

Após a execução do hino nacional, iniciou-se a cerimônia de diplomação. Os Acadêmicos responsáveis por apresentar os eleitos de cada área foram: Marcelo Miranda Viana da Silva (Ciências Matemáticas), João Alziro Herz da Jornada (Ciências Físicas), Maria Domingues Vargas (Ciências Químicas), Umberto Giuseppe Cordani (Ciências da Terra), Adalberto Luis Val (Ciências Biológicas), Marcello André Barcinski (Ciências Biomédicas), Protásio Lemos da Luz (Ciências da Saúde), Paulo Arruda (Ciências Agrárias), Fernando Cosme Rizzo Assunção (Ciências Sociais e da Engenharia), Luiz Eugênio Araújo de Moraes Mello e César Leopoldo Camacho (Membros Correspondentes). Veja aqui a lista dos empossados, em matéria anterior das Notícias da ABC.

O Acadêmico Virgílio Almeida, convidado para dar as boas vindas aos novos Acadêmicos, iniciou seu discurso colocando em evidência o papel da ciência moderna, indispensável para a qualidade de vida da sociedade. “Hoje em dia, ela se faz de maneira coletiva, mostrando interdisciplinaridade entre grupos de pesquisa”, ressaltou. Segundo ele, um dos grandes desafios de sustentabilidade para o Brasil se encontra nas áreas de tecnologia, engenharia e questões ambientais. “Como Acadêmicos e pesquisadores, precisamos contribuir, falar com a comunidade global. Contamos com o brilho e a luz individual de cada um de vocês para resolvermos os desafios mais proeminentes”.

A recém-empossada Angela de Luca Rebello Wagener falou em nome dos novos Membros, lembrando, primeiramente, que a linha do tempo dos avanços científicos e tecnológicos brasileiros é recente. “Esse desenvolvimento não se dá sem recursos humanos muito bem preparados desde a infância. Mudar o quadro dessa educação requer políticas claras, implementadas de forma consistente e a participação de todos os setores da sociedade”, afirmou. Wagener também saudou, especialmente, os empossados que vieram de outros países e adotaram o Brasil como lar, contribuindo imensamente para a ciência aqui produzida. “Podemos ter visões diferentes, muito particulares, mas tenho certeza que a imaginação, ousadia, idealismo, resiliência e o amor ao trabalho são sentimentos inerentes a todos nós”.

Aproveitando a oportunidade, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, desejou votos de pleno êxito aos presentes e reforçou a imagem conquistada pelo Brasil com o seu avanço científico. “Temos aqui uma instituição quase centenária, a ABC, que apesar disso mantém um espírito jovem tão necessário para a produção do nosso conhecimento”, observou. “Ainda temos muito a amadurecer. A política de C&T é uma missão compartilhada que depende de cada brasileiro e de instituições como a ABC e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC)”.

Logo em seguida, a Acadêmica e presidente da SBPC, Helena Nader, saudou os novos Acadêmicos. “A ocasião é propícia para lembrar a todos do Ato Público da SBPC e da ABC que acontecerá no dia 16 de maio, em Brasília, às 12h, em favor da definição das regras da partilha dos royalties do petróleo para investimentos nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação, bem como uma parte para a Marinha aqui presente”.

Por fim, o presidente Jacob Palis deu as boas vindas aos empossados e comentou que o momento era um dos mais importantes para a ABC. Ele destacou o Relatório Anual de Atividades de 2011 da ABC, que descreveu 53 atividades, mostrando a crescente participação e empenho da Academia em questões nacionais e internacionais. “Convocamos todos vocês para aumentarem ainda mais esse número, em especial as mulheres, que representam 12,5% do quadro acadêmico da casa. Esse índice ainda é pequeno, mas já é maior do que o das Academias da França, Inglaterra e Estados Unidos”, disse. “Como palavras finais, fica o meu agradecimento à Marinha do Brasil e à Escola Naval por ter cedido o espaço para tão belo evento”.

Veja abaixo as matérias sobre a Sessão Solene da Reunião Magna publicadas em outros veículos: