No dia 11 de abril, a Casa do Saber, no Rio de Janeiro, receberá o presidente da ABC e matemático do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), Jacob Palis, para um encontro que tratará de temas como a valorização da ciência brasileira e a integração entre a pesquisa e indústria. A aula aberta será ministrada por Palis e moderada pela editora de Ciência & Saúde do jornal O Globo, Ana Lúcia Azevedo. O evento é gratuito e terá início às 20h (é necessário se inscrever).

Leia abaixo o convite da Casa do Saber:
Aula Aberta

As muitas incertezas de um matemático nota 10
Desde menino Jacob Palis é apaixonado pela matemática. O apreço pelos números e a curiosidade científica despertados ainda cedo lhe garantiram um prestigioso percurso até a conquista, em 2010, do Prêmio Balzan, uma das mais altas honras conferidas a pesquisadores. Com ousadia e comprometido com a questão do conhecimento, Palis tem se dedicado nos últimos anos à luta pela valorização da ciência no Brasil. À frente do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) durante dez anos (1993-2003) e, atualmente, no comando da Academia Brasileira de Ciências, o matemático defende com afinco que o entrelaçamento entre a pesquisa científica e a indústria é fundamental para o avanço do país. E que, para produzir e alcançar um real desenvolvimento, convém despertar no brasileiro, ainda na infância, o gosto pela ciência.Ideias que ele compartilha nesta aula aberta especial, num encontro moderado pela jornalista Ana Lúcia Azevedo, editora de Ciência & Saúde do jornal O Globo.
Início: 11 de abril
Duração: 1 encontro
Dias/horários: Quarta-Feira, às 20h (11/04)
Valor: R$ 0,00 na inscrição
Observações: Evento gratuito | Vagas limitadas
Inscrições pelo telefone 2227 2237.
E-mail: inforio@casadosaber.com.br
Endereço: Avenida Epitácio Pessoa, 1164 – Lagoa
Rio de Janeiro/RJ
Jacob Palis. Mestre e doutor pela University of California, Berkeley. É professor titular do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) desde 1968. Foi um dos mentores da reforma do Instituto, considerado um dos melhores centros de pesquisas científicas do mundo. Presidente da Academia Brasileira de Ciências e da The Academy of Sciences for the Developing World (TWAS). Foi presidente do International Mathematical Union (IMU) e vice-presidente do Intenational Council for Science (ICSU). É detentor de diversos prêmios nacionais e internacionais, como Prêmio TWAS em Matemática (1988), Prêmio Nacional de Ciência e Tecnologia (1990), InterAmerican Prize for Science (1995), Prize Mexico for Science and Technology (2001), Trieste Science Prize (2006) e o International Prize Accademia Nazionale dei Lincei for Mathematics (2008). Em 2010, recebeu, pelo conjunto de sua obra acadêmica, o Prêmio Balzan, uma das mais prestigiadas honras conferidas a pesquisadores.