O tema do Prêmio Jovem Cientista de 2012 será Inovação Tecnológica nos Esportes. Podem participar do concurso estudantes de ensino médio, superior ou graduados. As inscrições, que serão abertas oficialmente em 1º de abril e se estenderão até 31 de agosto, deverão ser feitas via internet.

As linhas de pesquisa para os concorrentes do ensino médio serão: educação e cidadania para os esportes; cuidados com a saúde e nutrição nos esportes; aplicação e desenvolvimento de materiais esportivos; gestão e instalação de infraestruturas esportivas; tecnologia da informação para os esportes.

Premiação para ensino médio

Os três primeiros colocados entre os estudantes de ensino médio vão ganhar laptops e bolsas de iniciação científica. Já os professores-orientadores e as escolas de ensino médio dos estudantes premiados vão receber um laptop cada.

Além disso, haverá também uma premiação no valor de R$ 35 mil para a instituição de ensino médio a qual estiver vinculado o maior número de trabalhos com mérito científico.

Calendário

O concurso segue um calendário de atividades, incluindo oficinas preparatórias para professores. No primeiro semestre do ano, deverá ser feita a elaboração dos trabalhos pelos alunos de ensino médio, com a orientação de seus professores. No período de 15 de março a 30 de maio, haverá a oficina de formação de professores de ensino médio nas 12 cidades sede da Copa do Mundo de Futebol. De 15 de março a 30 de junho, estarão disponíveis para os professores de ensino médio kits pedagógicos sobre inovação tecnológica.

Em setembro, será realizada a avaliação dos trabalhos inscritos pelas comissões julgadoras. Já em novembro, será feito o anúncio dos vencedores e, no mês de dezembro, a cerimônia de entrega dos prêmios.