A FAPESB foi palco na sexta-feira, 30/09, do Simpósio Reunindo Jovens Pesquisadores do Estado da Bahia, organizado pelo professor Roberto Rivelino de Melo Moreno, Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (ABC). O evento contou com doze palestrantes e abordou temas variados de interesse de jovens pesquisadores, como Perspectivas da Ciência na Bahia, Iniciando a Carreira de pesquisador na UFBA e os Desafios em busca de financiamento para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Os participantes farão parte de uma importante comissão do futuro da ciência na Bahia.

Dentre os palestrantes, esteve presente a pesquisadora da FAPESB, Vanessa Hatje, que, junto com o professor Jailson Bittencourt de Andrade, organiza o Projeto Estruturante Baía de Todos os Santos. Vanessa apresentou o projeto aos presentes, falando sobre os levantamentos de dados, estudos de ambientes físico e humano, objetivos e desafios. O Projeto Estruturante Baía de Todos os Santos recebeu um apoio de R$ 2 milhões da FAPESB, quantidade substancial para o seu desenvolvimento, de acordo com Vanessa.

Segundo a palestrante, a Baía de Todos os Santos engloba ambientes de alta produtividade e grande diversidade além de ser um berçário para muitos organismos. Alguns estudos feitos sobre a BTS descrevem padrões espaciais de contaminação. “Nós conhecemos as áreas bem conservadas, as impactadas, as mais contaminadas, a flora e a fauna dos ambientes”, disse.

Vanessa explicou como as pesquisas sobre a BTS se organizam em dois grandes ambientes. O físico, que compreende as áreas de Oceanografia, Recursos Naturais e Biodiversidade, e o Humano que envolve Educação, Artes, História e Cultura. Todo o trabalho na Baía busca contribuir para a melhoria da qualidade de vida do ambiente e de sua população através da produção e disseminação do conhecimento. Dentro dos esforços na busca desses objetivos, Vanessa Hatje e Jaison Andrade lançaram o livro Baía de Todos os Santos – Aspectos Oceanográficos, que deram origem a oito cartilhas. “As cartilhas já estão sendo distribuídas em escolas da rede pública de todo o Estado”, enfatizou.

Dentro do Projeto BTS está prevista a I Semana Kirimurê, que ocorrerá de 31/10 a 06/11, e englobará diversas atividades como seminários, palestras, mesas redondas, mostra de cinema e oficinas gastronômicas e artísticas.

O professor Jailson Bittencourt, membro permanente da ABC, também participou do Simpósio Reunindo Jovens Pesquisadores, fazendo o encerramento dos trabalhos com a palestra Conectando Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação. Jailson explorou temas como a Agenda do Século XXI, dados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos) sobre educação e os Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia no Brasil.

Um dos temas mais discutidos pelo palestrante foi a falta de capacitação pessoal do brasileiro. Dentre os indicadores negativos, Jailson enfatizou a qualidade do ensino primário e a qualidade do ensino em matemática e ciências. “Há uma dificuldade grande na base educacional do Brasil”, disse o palestrante, propondo uma reflexão sobre o tema entre os membros do meio acadêmico. O professor citou também o Programa Ciências Sem Fronteira, que prevê a concessão de até 75 mil bolsas de estudo em quatro anos, e o envio de um grande número de jovens para o exterior.