O Membro Titular da ABC e professor de Física da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Luiz Davidovich foi eleito para integrar a Diretoria Executiva do International Council for Science, formalmente chamado de International Council of Scientific Unions (ICSU). Davidovich, diretor da Academia Brasileira de Ciências, foi declarado “Membro Ordinário” da instituição internacional, na subcategoria de Membro Nacional, juntamente com John Ball, do Reino Unido; Nicole Moreau, da França; e Guoxiong Wu, da China. O meteorologista canadense Gordon McBean, especialista em mudanças climáticas, foi nomeado o mais novo presidente do órgão.

O ICSU é uma organização não-governamental fundada em 1931, que conta com uma filiação global de organismos científicos nacionais (são 121 membros, representando 141 países) e Uniões Científicas Internacionais (30 membros), incluindo a International Mathematical Union, a International Astronomical Union e a International Union of Pure and Applied Chemistry. A organização se dedica, principalmente, à cooperação internacional voltada para o avanço da ciência.

Luiz Davidovich é graduado em Física pela PUC-Rio e concluiu o doutorado na Universidade de Rochester, nos Estados Unidos. Ele é Membro Titular da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento e Membro Estrangeiro Associado da National Academy of Sciences. O cientista já foi condecorado com grau de Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República do Brasil em 2000 e, em 2002, recebeu o Prêmio de Física 2001 pela Academia de Ciências do Terceiro Mundo.