Em documento encaminhado a todos os Membros Titulares da Academia Brasileira de Ciências, enviado pelo presidente Jacob Palis através de um ofício, no dia 13/07, consta a proposta de alteração dos artigos 5º e 6º do Estatuto da ABC, solicitada pela Comissão de Seleção e aprovada pela Diretoria. No dia 15 de agosto próximo, às 11:30h, na sede da Academia, será convocada uma Assembleia Geral para debater sobre o assunto.

A proposta objetiva, principalmente, a eleição de brasileiros natos radicados no exterior como Membros Correspondentes, permitindo que estrangeiros radicados no Brasil por mais de 10 anos possam ser eleitos Membros Titulares.

O texto vigente é o seguinte:

Art. 5º – Os Membros Titulares serão brasileiros, natos ou naturalizados, e estrangeiros radicados no Brasil há mais de 10 (dez) anos, com destacada atuação científica.

Art. 6º – Os Membros Correspondentes serão pesquisadores estrangeiros de reconhecido mérito científico, que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

A proposta de alteração seria para a seguinte redação:

Art. 5º – Os Membros Titulares serão cientistas radicados no Brasil há mais de 10 (dez) anos, com destacada atuação científica.

Art. 6º – Os Membros Correspondentes serão cientistas radicados no exterior há mais de 10 (dez) anos de reconhecido mérito científico, que tenham prestado relevante colaboração ao desenvolvimento da ciência no Brasil.

A proposta, no momento, passa por processo de votação.