O I Simpósio de Óptica Aplicada acontecerá nos dias 26 e 27 de maio (quinta e sexta-feira) na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Estudantes de graduação e pós-graduação interessados na área têm até o dia 20 de maio (sexta-feira) para se inscreverem gratuitamente. Aqueles que quiserem participar da sessão de posters têm o mesmo prazo para mandar seus resumos. O evento é resultado de uma parceria entre os Capítulos de estudantes da Sociedade Americana de Óptica (OSA Student Chapter), o Departamento de Física do Centro Técnico Científico da PUC-Rio (CTC/PUC-Rio) e a Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo.

Visando promover a interação entre os alunos de diversas universidades, bem como ampliar seus conhecimentos nesse segmento, o Simpósio reunirá dez palestras com oito pesquisadores nacionais. Entre eles, estão os Acadêmicos Cristiano Monteiro de Barros Cordeiro, da Unicamp, e Luiz Davidovich, da UFRJ. O encontro também contará com a presença de professores da PUC.

Os participantes terão a oportunidade de visitar laboratórios de óptica da universidade e participar de uma sessão de apresentação de pôsteres sobre os temas do Simpósio. Os estudantes que optarem por apresentar posters, terão seus trabalhos avaliados pelo comitê científico do evento e estarão concorrendo a um osciloscópio digital portátil, equipamento de medição largamente utilizado em laboratórios de pesquisa.

Para conferir os demais palestrantes, programação e demais informações, acesse o site. (http://aos2011.lopel.org)