O Governador do estado de São Paulo publicou no Diário Oficial do dia 30 de novembro de 2010 decreto nomeando o médico Eduardo Moacyr Krieger para exercer a função de vice-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), em vaga decorrente do término do mandato de José Arana Varela.

Krieger foi Presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC) por 14 anos, com diversas reeleições. Desde 1985, após a aposentadoria na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) de Ribeirão Preto, trabalha em hipertensão no Instituto do Coração (InCOr/USP), dirigindo uma equipe multidisciplinar de pesquisa que inclui biologistas moleculares, fisiologistas e médicos-clínicos.

Eduardo M. Krieger foi condecorado em 1994 com a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico pelo Presidente da República do Brasil e com a TWAS Medal Lectures 2006 da Academia de Ciências para o Mundo em Desenvolvimento.

Recebeu o Prêmio SBC de Dedicação à Pesquisa da Sociedade Brasileira de Cardiologia em 2005, o Prêmio Biolab em 2004, o Prêmio Anísio Teixeira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ministério da ducação (Capes/MEC) em 2001, o Prêmio Almirante Álvaro Alberto para Medicina e Saúde Pública do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) em 1997, o Prêmio Lifetime Achievement da Interamerican Society of Hypertension no mesmo ano.

Foi homenageado com o título de Professor Honorário do Instituto de Estudos Avançados em 2007 e de Professor Honoris Causa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1994.