Geraldo Ávila
Geraldo Ávila

Faleceu, na madrugada de domingo (29/8), aos 77 anos, o Membro Titular da ABC Geraldo Ávila. Era membro do Departamento de Matemática e do Decanato de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília (UnB), onde chegou a ser reitor por seis dias em 1985, entre mandatos.

Mineiro de Alfenas, Geraldo Severo de Souza Ávila estudou na Universidade de São Paulo (USP), onde bacharelou-se em Matemática. Cursou o doutorado na New York University e pós-doutorado na Universidade de Wisconsin. Regressando ao Brasil, integrou a primeira turma de professores da recém-fundada Universidade de Brasília. Passou sete anos como professor na Universidade de Georgetown, mais quinze anos na UnB – onde dirigiu o Institutode CIências Exatas – e sete anos na Unicamp, onde se aposentou. Continuou trabalhando, porém, como professor visitante na Universidade Federal de Goiás.

Ávila é autor de vários trabalhos de pesquisa em equações diferenciais parciais e monografias especializadas ligadas a fenômenos ondulatórios e de vários textos universitários. Por vários anos se dedicou a problemas de ensino, exercendo atividade editorial e de autor junto às revistas de divulgação da Sociedade Brasileira de Matemática, entidade que presidiu entre 1983 e 1985. Recebeu o Prêmio Jabuti da Câmara Brasileira do Livro em 1994.

O professor de matemática lutava contra um câncer de pulmão há cerca de 14 anos e passava por um longo tratamento que incluiu a realização de uma cirurgia. Ávila foi levado ao hospital na quinta-feira, onde permaneceu na unidade de tratamento intensivo devido a hemorragia pulmonar. Após dois dias de internação, o matemático sofreu uma parada cardíaca e não resistiu. O corpo de Geraldo Ávila foi velado na segunda-feira, 30/8, no Cemitério Boa Esperança. Após a cerimônia, o corpo foi removido para cremação.