A coletânea de 12 fascículos com a biografia de 24 importantes nomes da ciência nacional, produzida pela revista Caros Amigos e pela editora Casa Amarela, descreve trajetórias de superação pessoal e científica que fizeram o país e a pesquisa avançar nas áreas da Física, Química, Biologia, Sociologia, Antropologia e Geografia. A primeira edição, que já está nas bancas, conta as histórias de dois Acadêmicos falecidos: Carlos Chagas, revolucionário da Medicina, e Johanna Döbereiner, inovadora no campo da Agricultura.

Além da biografia dos cientistas, os fascículos contextualizam a história dos homenageados com fatos do mundo, trazem quadros explicativos, curiosidades e uma entrevista com um especialista da área. Apresenta uma linha do tempo do personagem e outras publicações relacionadas ao tema, para quem quiser se aprofundar.

As histórias são sempre interessantes e dizem muito sobre o Brasil. Um exemplo é a história da Acadêmica Johanna Döbereiner, uma agrônoma que conseguiu, com suas pesquisas nos anos 60, aumentar em cinco vezes a produção de soja do país. Hoje, o Brasil é o segundo maior produtor mundial de soja, atrás somente dos Estados Unidos. Mas poucos sabem que nossa gigantesca produção, de 60 milhões de toneladas anuais, deve-se a ela. O trabalho de Johanna foi descobrir uma bactéria ideal para o tipo de soja brasileira (Rhizobium) que, uma vez inserido nas sementes, potencializa seu crescimento. Suas descobertas permitiram substituir os adubos nitrogenados por um processo natural, levando o Brasil a aumentar a produtividade e a economizar, por ano, US$ 5,5 bilhões.
.
Veja a listagem dos fascículos, com os nomes de Acadêmicos indicados:

1. Carlos Chagas e Johanna Dobereiner
2. Cesar Lattes e Florestan Fernandes
3. Milton Santos e Vital Brazil
4. Celso Furtado e Crodowaldo Pavan
5. Oswaldo Cruz e Nise Silveira
6. Mario Schenberg e Gilberto Freire
7. Adolpho Lutz e Paulo Freire
8. Sergio Buarque de Hollanda e Fritz Feigl
9. Luiz da Camara Cascudo e Graziela Barroso
10. Darcy Ribeiro e Mauricio Rocha e Silva
11. José Bonifácio e Josué de Castro
12. Henrique Morize e Anisio Teixeira

A Coleção Grandes Cientistas Brasileiros, uma incursão na memória científica brasileira, de leitura leve e apresentação visual dinâmica e agradável, é ideal para ser usada por professores e alunos em sala de aula. Mais informações no site http://www.carosamigos.com.br/.