O Acadêmico e pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Carlos Nobre, é o ganhador do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Ele foi escolhido pelos estudos desenvolvidos sobre mudanças climáticas e os efeitos do aquecimento global na Amazônia.

Para Nobre, o prêmio é um reconhecimento da capacidade do Brasil em pesquisas sobre o sistema climático. “Não é muito comum um cientista receber essa modalidade de prêmio. É um reconhecimento do esforço do cientista em mostrar seu importante papel na sociedade”, disse.

De acordo com Nobre, as mudanças climáticas são uma séria ameaça à sustentabilidade do planeta e exige ações intensas e urgentes. “A cada dia vemos que os impactos das mudanças climáticas estão presentes, não são para o futuro”. Segundo ele, os cientistas têm a responsabilidade de comunicar essa realidade com agilidade para orientar as ações políticas necessárias.

Essa é a segunda edição do Prêmio WWF-Brasil Personalidade Ambiental. Na primeira, em 2006, a ganhadora foi a então ministra do Meio Ambiente, Marina Silva.