O XIV Congresso Brasileiro de Sociologia – Sociologia: Consensos e Controvérsias, a ser realizado de 28 a 31 de julho de 2009, no campus da Praia Vermelha da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Rio de Janeiro (RJ), pretende reunir um público estimado em três mil pessoas, entre professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, além de funcionários da administração pública, privada e representantes do terceiro setor.

A partir do tema Sociologia: Consensos e Controvérsias, o evento contará com diversas atividades na sua programação e o espaço Sociólogos do Futuro, destinado à apresentação, no formato de pôsteres, de jovens pesquisadores de todo o país. O objetivo da reunião é promover o intercâmbio e o debate acerca das temáticas contemporâneas que desafiam a consolidação e a atualização das matrizes disciplinares da Sociologia, levando em consideração ainda sua interlocução com outras Ciências Sociais e afins.

O tema central Sociologia: Consensos e Controvérsias

Todas as ciências avançam através de consensos construídos a partir de controvérsias, com base em debates de idéias e pesquisa empírica. A velocidade das mudanças nas sociedades contemporâneas abala nossos consensos, introduz novas controvérsias, exige abordagens comparadas e desafia a imaginação sociológica, dessa forma afetando nossos conceitos, pesquisas e atividades de ensino. Antigos temas ganharam novas dimensões e interpretações, outros são frutos de dinâmicas sociais que emergiram ou que eram antes ignoradas.

Ao completar 60 anos de existência, a Sociedade Brasileira de Sociologia achou por bem comemorar a data analisando que controvérsias se tornaram consensos e que consensos se dissiparam como forma de reflexão sobre o futuro da disciplina e da nossa sociedade, assim contribuindo para o desenvolvimento de uma visão mais clara dos conceitos e metodologias da disciplina sociológica hoje.

Dentre os membros da ABC da área de Ciências Sociais, participarão no dia 29/7, das 9 às 11h, o Acadêmico Juarez Brandão Lopes; no dia 30/7, das 9 às 11h, os Acadêmicos Elisa Reis e Gilberto Velho; no dia 31/7, das 11 às 12h, o Acadêmico Simon Schwartzman. A diretora do ICSU-LAC, escritório regional da entidade sediada na ABC, Alice Abreu, fará sua conferência no dia 28/7, das 11 às 12h.