A Academia Brasileira de Ciências (ABC) e a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) vêm manifestar, publicamente, que fatos isolados não podem comprometer a credibilidade dessa importante conquista que é a Plataforma Lattes.

Trata-se de uma útil ferramenta de interação e uniformização de informações colocada a serviço da sociedade, da comunidade científica e também da imprensa. Nenhum outro país possui um banco de dados semelhante tão representativo. Ao abrigar mais de 1,5 milhão de currículos, a Plataforma tem despertado o interesse de vários países no sentido de adotá-la como modelo.

O Brasil, portanto, não pode retroceder. Ao contrário, deve corrigir eventuais falhas e aperfeiçoar seu uso e acesso. Problemas pontuais apresentam-se como uma oportunidade para fortalecer a Plataforma e torná-la ainda mais confiável. A defesa e a valorização da Plataforma Lattes passam pela adoção de novos mecanismos de controle, sem quaisquer riscos de burocratização ou censura.

Assim, a ABC e a SBPC unem-se em torno da defesa da Plataforma Lattes e conclamam a sociedade e suas instituições a abraçar a causa, consolidando, cada vez mais, esse importante instrumento para a afirmação da comunidade científica brasileira.”

Jacob Palise Marco Antonio Raupp
Presidentes da ABC e da SBPC